14 setembro 2006

terramoto com epicentro no pc

Ele há coisas que nabos como eu, completo analfabeto do que seja o mundo virtual da net e da blogosfera, não devem nunca ser tentados a fazer. Uma delas, a principal neste ofício dos blogues, é mexer nos respectivos templates. Para isso é que existem os amigos: todos temos, mesmo os menos afortunados, pelo menos um amigo que, valha-o Deus!, sabe manipular estas coisas como se tivesse nascido em Silicon Valley. O que aconteceu no Portugal Contemporâneo foi resultado dessa mentalidade canhestra de mexer onde não se deve, e bem posso dizer que foi um verdadeiro milagre não ter acontecido há mais tempo. Os meus filhos não teriam feito melhor, digo, pior. Se me pedirem para explicar o que sucedeu, terei algumas dificuldades. Os desígnios da blogger, tais como os do Senhor, são, para mim, insondáveis.
De todo o modo, já estava um bocado saturado do aspecto neocon e limpinho do formato anterior. O novo visual é arrojado, inovador e, temo bem, esteticamente execrável. Todavia, foi o que saiu, com direito a Miró e a Picasso (completamente deslocados do contexto), sem links para outros blogues (que provavelmente agradecem a amabilidade) e quase sem aquelas coisinhas que prestam serviços imensos aos leitores (como aqueles mapas que permitem saber quantos visitantes da Nova Zelândia estão on line) e que distinguem os produtos amadores dos profissinais. Mantém o sitemeter porque, como compreenderão, estamos na corrida para os cinco mais lidos da weblog. Depois de tanta inovação, ninguém nos segura!

4 comentários:

aL disse...

gosto do facto dea letra ser maior... mas é um pouco agressivo, ainda ;)

El Ranys disse...

Assim está bem, muito limpinho e asseado. Só tenho pena de ter perdido o link ao Revisão da Matéria, facto que não agradeço ;-)
Também nós estamos a lutar pelo TOP 10.

Flávio Santos disse...

Antes de mexer no template deve guardar uma versão do que tem em documento Word, por exemplo, para não perder os links, que agora tem que editar um a um. O Blogger, quando se muda o template, perde todas as personalizações (links, largura dos textos, headers, etc.) feitas no anterior.

Anónimo disse...

Verifique no cache do computador (Ficheiros temporários da Internet) se está por lá o template antigo.

o endereço a explorar é mais ou menos este:
C:\Documents and Settings\NOME DE UTILIZADOR\Definições locais\Temporary Internet Files\

Se estiver basta copiar o código HTML, e trocá-lo pelo actual. Perderá apenas os últimos posts.