15 dezembro 2005

vacuidade

É a qualificação inevitável sobre o que se tem visto e ouvido aos candidatos presidenciais. Todos eles homens inteligentes, capazes e habituados, como poucos neste país, à política e ao Estado, de quem, de resto, quase sem excepção, sempre dependeram profissionalmente.
Porque razão, então, só os ouvimos a dizer vulgaridades, generalidades, enfim, banalidades, como o candidato do PS hoje reconheceu em directo na TVI? Porque motivo nenhum deles é conciso nas propostas, na exposição do que será a sua magistratura presidencial, dando, todos eles, a ideia de que não sabem ao que vêm, o que querem e o que têm para oferecer?
Pelo elementar motivo de que não podem dizer nada, porque adivinhar um desempenho presidencial é exercício mais incerto do que ler o futuro nas cartas, no horóscopo ou nas folhas de chá.
O Presidente não manda? De facto, não manda, mas até manda. O Presidente governa? Não governa, mas até pode desgovernar. O Presidente decide? Decide e não decide, depende dos dias e do que lhe reservaram as legislativas. O Presidente existe? Existe e não existe.
Seria curioso, se possível, fazer uma sondagem nacional e perguntar aos portugueses se sabem para que serve o Presidente. A maioria diria qualquer coisa como «para tomar conta de nós e dos malandros dos políticos»; uma expressiva percentagem asseguraria que «o Presidente é quem manda nisto tudo»; outros, em menor número, mas cultos e civilizados, roncariam a habitual trivialidade de que se trata de um «moderador», do «fiel da balança institucional», exercendo tão importantes trabalhos com o seu imenso prestígio pessoal, que a função reforça; poucos, ignorantes e ingratos, afirmariam que é uma espécie de «butler» do Palácio de Belém; um número ainda mais reduzido diria que serve para cortar fitas, ir a funerais do protocolo de Estado, condecorar figurões no 10 de Junho e irritar o primeiro-ministro, às vezes, o partido de onde saiu. Tal qual no tempo do venerandíssimo Almirante Thomaz e do Professor Marcello Caetano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» » »