(Continuação daqui)
3. Um Deus que também é homem
Também se falou sobre o facto de a civilização cristã ser a mais próspera de todas as civilizações, aquela que mais melhorias trouxe para a humanidade. Os medicamentos e as técnicas da medicina que prolongam a vida, as vacinas, o avião, o automóvel, o frigorífico, a televisão, a internet, o telemóvel, a lista é sem fim, são praticamente todas criações da civilização cristã.
Porquê?
Porque a religião cristã é a única em que Deus também é homem. Cristo é ao mesmo tempo Deus e homem, divino (pelo lado do Pai) e humano (pelo lado da Mãe).
Se Cristo que (também) é homem fazia milagres, qualquer um que seja homem como ele também os pode fazer. Esta é a mais importante mensagem que o cristianismo passa a cada homem e mulher.
A ideia de um Deus que também é homem, abriu à humanidade (homens e mulheres) horizontes infinitos. Nunca uma religião tinha dado ao mais vulgar homem ou mulher uma auto-confiança tão grande nas suas próprias capacidades como a religião cristã.
Aquilo que há uns séculos parecia um milagre (v.g., pôr um avião a voar, curar a tuberculose, transplantar um coração) tudo isso acabaria por se tornar uma banalidade sob a civilização cristã.
Foi ainda a civilização cristã que realizou outro milagre, o de ensinar ao mundo como tirar, em massa, o homem da miséria - através do liberalismo económico de que os EUA são o principal exemplo.
(Continua acolá)

Sem comentários:
Enviar um comentário