(Continuação daqui)
2. Regime Change
Um dos autores que mais tem promovido o Populismo nos EUA - às vezes referido como "Novo conservadorismo - , a que se refere o post do Joaquim em baixo, é Patrick Deneen.
Patrick Deneen nasceu numa família católica e é professor de Ciência Política na Notre Dame University, uma universidade católica em South Bend, Indiana (cf. aqui).
Os seus dois livros mais importantes são "Why Liberalism Failed?" e "Regime Change", este último sendo considerado uma espécie de agenda política da Administração Trump.
Convém notar que a palavra "Liberalism" na América tem um significado oposto àquele que assume na Europa, estando na América associado à Esquerda política e na Europa à Direita.
Talvez o mais agressivo representante desta corrente na Administração Trump seja o vice-presidente J. D. Vance, um convertido ao catolicismo.
O Populismo é, em primeiro lugar - embora não exclusivamente - um movimento de reacção aos excessos do liberalismo (esquerdismo), visando tornar a sociedade americana mais católica. Neste sentido o Populismo ou Novo Conservadorismo é um movimento de catolicização da cultura original americana, que teve origem no calvinismo.
A grande ironia deste movimento é que ele visa tornar a cultura americana mais parecida com a cultura tradicional portuguesa (ou espanhola) e, neste sentido, aportuguesar a América.
No seu livro "Regime Change" Patrick Deneen insere este movimento político na tradição de Aristóteles, Políbio e S. Tomás de Aquino.
(Continua acolá)
Sem comentários:
Enviar um comentário