23 fevereiro 2025

O Pêndulo (5)

 (Continuação daqui)



5. A Sociedade


O Socialismo visa maximizar a igualdade material entre os indivíduos, usando o Estado como instrumento. O Liberalismo procura maximizar o bem-estar individual, usando a liberdade como instrumento. O Catolicismo aplica-se a maximizar a vida humana (9), usando o amor (no sentido amplo de querer bem ao próximo) como instrumento principal.

É agora possível discernir as principais instituições e processos sociais de uma Sociedade Católica (SC) e compará-los com os da uma Sociedade Socialista (SS) e com os de uma Sociedade Liberal (SL).

Estado. Na SS o Estado é a instituição mais importante e é através dele que a SS espera atingir o seu objectivo de igualdade entre todos os cidadãos; a política invade todos os sectores da vida social e é o ingrediente principal das relações sociais.  A SL, pelo contrário, minimiza o papel do Estado e da política nas relações sociais; a troca e o contrato são os principais instrumentos dessas relações. Na SC as instituições sociais espontâneas prevalecem sobre o Estado, ao qual é reservado um papel subsidiário, incluindo o de árbitro e regulador; a amizade é a característica distintiva das relações sociais.

Mercado. A SS minimiza o papel do Mercado, o qual é visto como uma fonte de desigualdades sociais. Pelo contrário, o Mercado é a instituição principal da SL; aqui, considera-se que é através do livre jogo dos interesses individuais que cada indivíduo pode melhor atingir os seus fins na vida; o papel do Mercado é maximizado ao ponto de se tornar global e também impessoal (10). A SC também favorece o Mercado mas, devido ao seu personalismo e sentido de comunidade, põe o ênfase em mercado de âmbito geográfico restrito (v.g., locais, regionais, nacionais, por esta ordem)  onde, preferentemente, as pessoas se conhecem umas às outras e podem ter algum controlo sobre os resultados do mercado (v.g., preços, produção, emprego).

Democracia.  A SS favorece a democracia universal que é vista como a realização da igualdade e da liberdade. A SL também favorece a democracia que é olhada como como o menos mau de todos os regimes políticos, mas às vezes gostaria de ver alguma limitação no direito de voto (v.g., ser contribuinte) A SC, com a sua visão personalista, é adepta de uma democracia limitada, pessoalizada, de pequena comunidade, onde os eleitores e os eleitos se conhecem pessoalmente uns aos outros.

Propriedade. A SS favorece a propriedade pública, que é vista como um instrumento para atingir o objectivo de igualdade entre os cidadãos. A SL favorece a propriedade privada que é olhada como um poderoso instrumento para cada indivíduo atingir os fins que se propõe na vida. A SC também favorece a propriedade privada  - que é vista como um elemento constitutivo da personalidade de cada homem - mas com uma importante restrição, a saber, que a propriedade privada também concorra para o bem- comum; caso contrário, a propriedade pública pode ser preferida à propriedade privada.

Família. A SS não favorece muito a família; o Estado organiza a sociedade  a partir de cima e fornece uma vasta gama de bens e serviços gratuitos (v.g., saúde, educação, segurança social) e subsídios (v.g., desemprego,  velhice, maternidade) que reduzem severamente a necessidade da instituição da família .A SL favorece a família como um meio para a promoção do bem-estar individual e enquanto fôr no interesse de cada indivíduo ter uma família; se o interesse individual desaparecer, o divórcio é a solução. A SC põe o ênfase na família como a mais importante instituição da sociedade; a família é uma instituição de protecção para os pais, os filhos e outros membros; a família é também uma instituição de aprendizagem onde se aprendem os valores da liberdade, autoridade, solidariedade, amor, tradição, temperança, justiça, etc.

Educação. A principal instituição educacional da SS é o Estado através de uma rede de escolas e universidades públicas; a educação possui um objectivo político de conformidade com a ordem social vigente. A SL, por seu lado, põe o ênfase educacional em instituições privadas como escolas e universidades, mas também na família e na empresa.; a educação tem uma finalidade essencialmente prática e visa preparar as pessoas para uma carreira profissional. Na SC a principal instituição educacional é a família, seguida da escola e da universidade; a função da educação é mais ampla e visa preparar pessoas para a vida, e não apenas para serem bons profissionais ou bons cidadãos. 

Justiça. Na SS a justiça é vista como igualdade e o próprio sistema judicial torna-se um instrumento igualizador do Socialismo; as decisões judiciais tendem a favorecer os pobres e necessitados; a compaixão é uma dos ingredientes das decisões judiciais. Na SL justiça é equidade, reflectindo a cultura de negócios, em que ninguém deve ser deixado de mãos vazias; a imparcialidade é o principal atributo das decisões judiciais. Na SC justiça é retribuição; a ideia de justiça é fazer com que os transgressores paguem um preço pelas faltas suas faltas; autoridade é o atributo principal das decisões judiciais.   

(Continua acolá)

Sem comentários: