14 dezembro 2023

ENAMORAMENTO E AMOR

ENAMORAMENTO E AMOR


 

“Enamoramento e amor” é o título de um livro do Francesco Alberoni (1929-2023), publicado em 1979.

 

É uma verdadeira obra de arte porque transmite uma visão das relações amorosas que nos impressiona e marca para o resto da vida, como as pinturas de Altamira ou a estátua de David.

 

Alberoni partiu do estudo dos “Movimentos e Instituições” políticas e das transformações revolucionárias, analisou o “animus” dos participantes, a que chamou “Estado Nascente”, e extrapolou os conceitos para as relações amorosas.


O enamoramento é para Alberoni, uma revolução a dois, inspirada por um estado nascente, que procura uma “destruição criativa” — abandonar o passado e criar algo de novo — mover e instituir.

 

Os enamorados vivem uma experiência transformadora que lhes permite vislumbrar uma existência alternativa e agregam-se dispostos a lutar contra todas as resistências.


Nas palavras do Francesco Alberoni:


‹‹A definição do processo de se apaixonar (ou seja, o estado nascente de um movimento coletivo composto por duas pessoas) oferece-nos um espaço teórico para posicionar esse misterioso fenómeno nos movimentos coletivos››.


O génio do Alberoni foi aplicar aos relacionamentos pessoais as ferramentas sociológicas dos fenómenos políticos coletivos. Algo que nenhum estudo empírico podia sugerir e tese que não se enquadrava nos paradigmas vigentes.


A sabedoria popular intuí este fenómeno quando sugere que não se coloquem obstáculos aos jovens amantes porque estão sujeitos a serem imediatamente repelidos e a terem o efeito contrário, que é estreitar o relacionamento.


Igualmente, espera-se que o estado nascente esmoreça (arrefeça) e não dê em nada.


A leitura do “Enamoramento e amor” devia ser obrigatória, para conhecermos melhor a alma humana, ganharmos introspeção e conseguirmos distinguir a paixão da simples atração sexual e/ou amizade.


Os artistas, especialmente os que romperam com os estilos vigentes, também estão animados por um Estado Nascente e querem destruir para criar um mundo novo.

Sem comentários: