EMPIRE STATE BUILDING
Citius, Altius, Fortius
Contruído em 1930, o Empire State Building (ESB) parece materializar o mote olímpico: Citius, Altius, Fortius.
Citius: Foi contruído em apenas 13 meses, de 22 de Janeiro de 1930 a 17 de Março de 1931 (por comparação o One World Trade Center demorou 10 anos a passar do papel para a realidade e 6 anos de construção efectiva).
Altius: Atinge 443 metros de altura (a Torre Eiffel tem 330 metros) e durante 40 anos foi o arranha-céus mais alto do mundo.
Fortius: O ESB transmite uma imagem de solidez, sustentada pela enorme dimensão e pela austeridade da arquitetura.
É sem dúvida uma obra de arte notável e a demonstração de que não há limites para o espírito humano quando o objectivo é o céu — o Olimpo.
Tendo vivido vários anos em Nova Iorque, contemplei muitas vezes o ESB e tive oportunidade de subir ao seu observatório e de me deslumbrar com a cidade.
Ouço muitas vezes o comentário de que é maravilhoso visitar Nova Iorque, mas que não é uma cidade ideal para viver porque a sua arquitetura é oprimente. Nunca tive essa sensação, a largura das avenidas, a perspectiva dos arranha-céus e a variedade dos seus bairros, não oprime, pelo contrário, anima-nos de um espírito positivo. Tudo parece possível!
Nova Iorque é uma cidade de sonhos, a começar pelos sonhos de quem a construiu e passando pelos sonhos dos que nela se inspiraram. O ESB é a concretização de um sonho e uma inspiração para sonharmos mais alto.
‹‹Tudo vale a pena, se a alma não é pequena›› — Fernando Pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário