DAVID
‹‹Depois de contemplar DAVID ninguém precisa de ver nenhuma outra obra de arte›› — Georgio Vasari
A estátua foi rapidamente adoptada pelos florentinos como símbolo da luta pela República de Florença e de como podiam desafiar e derrotar inimigos poderosos, como os Medici, do mesmo modo que David derrotou Golias.
A desproporção anatómica da cabeça e das mãos de DAVID sugerem a vitória da razão e da subtileza contra a gigantesca força bruta.
Esta metáfora da lenda bíblica é atualmente tão inspiradora como para os florentinos do século XVI. A liberdade e os direitos cívicos nunca estiveram tão ameaçados e precisamos de todos os recursos possíveis para lutar contra os poderes fácticos que cooptaram as instituições políticas a seu favor.
As lendas ajudam-nos a conceptualizar possibilidades que não imaginaríamos e o DAVID de Michelangelo objectifica essas possibilidades, é real. A estátua mostra DAVID antes do confronto com Golias, tenso, com o rosto franzido, mas pleno de dignidade e majestade (a terribilità de Michelangelo).
Precisamos de personificar a terribilità de DAVID para resguardar a liberdade porque os nossos inimigos também são gigantes.
Ninguém pode imitar o génio de Michelangelo, mas todos podemos imitar o espírito de luta de DAVID.
* Optei por Michelangelo em vez de Miguel Ângelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário