O que é a Democracia Liberal (DL)?
— Para mim é o regime político que se baseia em princípios.
Os princípios, contudo, não são a realidade da vida nua e crua. São um reflexo da realidade, que podemos expressar por palavras e transpor para Leis. Tal como um mapa não é o terreno, os princípios também não são a verdade literal.
Numa perspectiva moderna poderíamos chamar a este conjunto de princípios, que são os alicerces das DL’s, uma narrativa. Não é, contudo, uma narrativa que tenha caído do céu, é uma narrativa que deriva da nossa experiência milenar como seres humanos.
Analisemos um desses princípios: ‹‹Consideramos evidente que todos os homens foram criados iguais››.
Mesmo numa análise superficial, o que é evidente é que somos todos diferentes, em termos genéticos, fenotípicos e psicológicos. O princípio ignora as diferenças flagrantes, para se focar apenas no essencial: somos todos “filhos de Deus” ou dito de outro modo: somos todos da mesma espécie.
Sendo “irmãos”, temos todos os mesmos direitos – à vida, liberdade, propriedade e busca da felicidade.
Se ignorarmos porém que somos todos “filhos de Deus” e nos focarmos nas diferenças, o princípio perde validade e nunca pode vir a ser transposto para a Lei. E se já se encontra na Lei, é fácil escapar-lhe com o argumento de que é uma narrativa falsa.
Esta última perspectiva é o contrário do liberalismo, é o iliberalismo, que na prática deixa ao soberano a sua própria interpretação dos princípios.
O cancelamento da memória histórica dos povos destina-se sobretudo a minar as narrativas que suportam o liberalismo e a colocá-las em pé de igualdade com narrativas fabricadas para intrujar a populaça.
Dito isto, penso que a DL no Ocidente está em colapso e que a causa desse colapso é a manipulação da opinião pública através de narrativas falsas e alarmistas que se contrapõem à narrativa fundacional da DL.
Claro que os obreiros deste colapso agem em interesse próprio, extorquindo os seus semelhantes. Pelo contrário, a narrativa liberal procura o Bem Comum, baseada na verdade e na igualdade de oportunidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário