07 agosto 2023

OS GESTORES DE PÉ DESCALÇO

 O QUE É A GESTÃO?





Para minha grande surpresa constato que grande parte dos gestores não tem competência para definir o âmbito da disciplina de que se consideram praticantes, transformando-se assim numa espécies de charlatães ou “gestores de pé descalço”.

 

É algo que não é exclusivo da gestão, mas que parece afetar mais as profissões que foram açambarcadas pela academia do que as humildes artesanais como sapateiros, carpinteiros, eletricistas, etc..

 

Não creio que nenhum sapateiro tenha dificuldade em explicar em que consiste o seu labor, mas tenho a certeza de que no dia em que os sapateiros forem obrigados a tirar um mestrado essa dificuldade surgirá.

 

As ordens profissionais tentam tanto expandir o mercado que acabam por contribuir para a desorientação dos afiliados.

 

A saúde, por exemplo, foi definida como ‹‹Um estado de completo bem-estar físico, psíquico e social e não apenas a ausência de enfermidades››. Ora os médicos, como os profissionais que zelam pela saúde, ao alargar o mercado criaram tanta subjetividade que se torna difícil definir o que fazem. É assim que surge em 2020 o “doente saudável” que acorre aos laboratórios a fazer testes de PCR e se enfia fechado em casa sem quaisquer sintomas ou necessidade.


Pedi ao ChatGPT que definisse GESTÃO e eis a resposta:

 

‹‹Gestão é o processo de coordenar e supervisionar as atividades, recursos e pessoal dentro de uma organização para alcançar metas e objetivos específicos de forma eficiente e eficaz. Envolve o planejamento, organização, liderança e controle dos diversos componentes de um negócio ou projeto, garantindo que eles trabalhem de forma harmoniosa em direção aos resultados desejados››.

 

Lá está, uma definição tão lata e imprecisa que só pode desorientar quem se interessa por esta disciplina.

 

Um padrinho da Máfia é um gestor? E quando manda assassinar um “capo” é apenas para garantir que a sua organização continua a trabalhar de forma harmoniosa? Como dizem: ‹‹Não é nada pessoal, são apenas negócios››.

 

Perguntei ao ChatGPT se a actividade de um patrão da Máfia se pode considerar gestão e a resposta foi elucidativa:

 

— Sim, a atividade de um padrinho da Máfia pode enquadrar-se na gestão.

 

Bom, tenho dificuldade em comentar esta resposta, mas, em boa verdade, não me surpreende. Quando tantos gestores se envolvem em atividades criminosas creio que o ChatGPT apenas pretenderá ser inclusivo.


Talvez as Universidades devessem criar mestrados e doutoramentos para assassinos em série ou ladrões nas “Business Schools”. Para começar podiam outorgar alguns Honoris Causa a líderes de empresas que se destacaram pela sua venalidade. Pensem na Big Pharma!

 

 

 

 

Sem comentários: