29 outubro 2022

Um juiz do Supremo (55)

 (Continuação daqui)


Juiz Marcolino aos comandos do seu Cessna CS-DBN momentos antes do takeoff para o voo inaugural com destino a Saragoça


55. Um caso que abalou o país: O estacionamento do avião do juiz Marcolino


21. Em Fevereiro de 2008 o ora assistente [juiz Marcolino] iniciou processo negocial para aquisição da aeronave CS-DBN, que veio a concluir-se no fim-de-semana de 16 de Fevereiro de 2008, depois de ter efectuado, com êxito, os necessários voos de adaptação.

22. Para poder concluir o processo de adaptação ao avião, no dia 12 de Fevereiro de 2008, o ora assistente [juiz Marcolino] voou até Saragoça – Espanha, sendo acompanhado pelo Sr. Barreira, co-proprietário da aeronave e piloto de linha aérea, com muitas horas de voo.

25. O DA, inimigo do ora assistente [juiz Marcolino], conhecedor que foi do processo negocial encetado entre o assistente [juiz Marcolino] e os proprietários do CS-DBN, estava convencido que a aeronave, nesse dia, seria já do ora assistente [juiz Marcolino].

27. A ordem consistia em no sentido de “não deixar entrar no hangar o avião do Dr. Marcolino”.

36. Precisamente porque sabia que a aeronave iria ser de propriedade do assistente [juiz Marcolino], o que aconteceu no fim de semana seguinte ao dia 12 de Fevereiro de 2008, e porque com este tinha e tem uma relação de inimizade já que, perante as câmaras da RTP, o assistente [juiz Marcolino] leu relatório da auditoria do Tribunal de Contas onde se afirma que o arguido fez negócio de “contornos difusos, com falta de transparência”, o que passou a ser do conhecimento de todo o País, o arguido resolveu também vingar-se, impedindo o assistente de estacionar a aeronave no lugar que sempre lhe estivera destinado, dentro do hangar Municipal.

Fonte: cf. aqui


(Continua acolá)

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