11 agosto 2021

Programa do Chega (12)

(Continuação daqui)

(Matriz cívica)

12. Força cívica da democracia

O CHEGA renova a legitimidade social dos princípios fundamentais à vida das instituições - hierarquia, autoridade e ordem -, removidos, por imposição ideológica, da família, do ensino e de outras instituições, o que também permite ao CHEGA renovar o ideal da democracia pela busca permanente do equilíbrio dos contrários que são a sociedade aberta e a instituição fechada.

Os princípios que governam o espaço aberto de uma sociedade democrática - liberdade de expressão e pensamento, igualdade perante a lei, decisão por maioria - não se aplicam aos seus espaços fechados. A  aplicação, por imposição ideológica, destes princípios às instituições tem contribuído para o seu enfraquecimento e, no limite, conduz à sua destruição.

O CHEGA renova o seu suporte aos princípios da autoridade, da hierarquia e da ordem, que são a  condição sine qua non para a boa governação das instituições e para a eficaz prossecução dos fins para que foram criadas, desta forma promovendo o justo equilíbrio entre os espaços abertos e os espaços fechados ou institucionais de uma sociedade democrática.  

Quer dizer, dentro de uma escola, de uma empresa ou mesmo de uma repartição pública, não haverá nem liberdade de expressão, nem igualdade nem decisão por maioria, haverá sim autoridade, hierarquia e ordem.

Sem comentários: