08 novembro 2019

os peitos da cabritinha

Foi por essa altura que nasceu o PPD, precisamente nos gabinetes do escritório? Estávamos no prédio aqui ao lado... Éramos poucos, e o meu grande amigo Francisco Pinto Balsemão propôs-se instalar-se no nosso escritório. Fomos companheiros de escritório, mas não de trabalho, apenas partilhávamos o espaço e as despesas. A família dele vendeu o «Diário Popular» antes da revolução, e o único escritório do Francisco Balsemão era este. O «Expresso» foi também criado aqui. Posteriormente, embora com menos foco, este escritório recebeu várias reuniões da fundação do PPD, hoje PSD. E, mais uma vez, lá esteve o Francisco Pinto Balsemão como fundador. E também o Francisco Sá Carneiro, meu amigo e correspondente - quando alguém precisava de um advogado em Lisboa, Sá Carneiro indicava-me a mim, e quando algum cliente meu precisava de um advogado no Porto, eu indicava-o a ele... Ainda me lembro de, em Maio de 1974, ver a Mercedes Balsemão a bater à máquina os estatutos do PPD. (cf. aqui)

Conclusão: O berço do PSD é a actual Cuatrecasas.

A Cuatrecasas entrou em Portugal associando-se ao escritório de advocacia Gonçalves Pereira e adoptando o nome "Cuatrecasas Gonçalves Pereira". Mais tarde comprou a Gonçalves Pereira e voltou a chamar-se simplesmente Cuatrecasas, que é a designação que hoje tem.

A Cuatrecasas (ainda na versão Gonçalves Pereira) foi o berço que primeiro deu de mamar ao PSD. E eu receio que o PSD, à semelhança do que aconteceu ao Quim Barreiros com os peitos da cabritinha (cf. aqui), nunca mais conseguiu desabituar-se da mama.

Sem comentários: