09 maio 2019

fala de mais

"Você criticou, e bem, o Bloco de Esquerda pelos ataques que fizeram ao juiz Neto de Moura. Porque, eles estavam a tentar condicionar as decisões de um juiz.

Não acha que você está a fazer o mesmo ao juiz Paz Patto ?

Eu estou de acordo consigo que ele errou na decisão que tomou no seu caso. E estou de acordo, quando afirma que ele está tenta ser simultaneamente árbitro e jogador.

Mas também penso que você está a errar quando o vem criticar, de forma insistente, em público. 
Nelson Gonçaves (caixa de comentários em baixo)"


R/ O juiz Pedro Vaz Patto é um comentador na comunicação social como eu. Joga o mesmo jogo que eu (e, além disso, também é árbitro, com capacidade para me dar caneladas). Escreve para o Observador, para o Público, fala na Renascença, na agência Ecclesia, etc. É mesmo chefe de redação de uma revista. Se se sentir agravado com as minhas críticas, não lhe falta por onde responder. Não era o caso do juiz Neto de Moura.
Na realidade, o problema principal do juiz Vaz Patto, enquanto juiz,  é que fala de mais em público. É esse precisamente o tema do post anterior.
Se todos os juízes fossem como o juiz Vaz Patto, vindo a público dizer tudo aquilo que lhe vem à cabeça e ao coração, ninguém teria confiança na Justiça, os juízes estariam constantemente a ser acusados de falta de imparcialidade, a Justiça seria impossível, e também a democracia. Reinaria a anarquia.

1 comentário:

Nelson Gonçalves disse...

Boa noite,

Com (muito) atraso, agradeço que me tenha respondido.
Eu sou leitor assíduo, embora regra geral não comente.

Fiz desta vez porque me pareceu que você estava a lutar
por um fim correcto, com meios incorrectos. E para mim, os
fins nunca justificam os meios.

Nelson Gonçalves