16 dezembro 2018

vindo de quem vinha

Sentou-se à minha frente com um jornal na mão, eu estava a escrever no blogue, e disse-me:

-Este Jordan Peterson diz muitas coisas que tu já andas a dizer há anos...

Vindo de quem vinha, fez-me parar, suspender a respiração, levantar a cabeça e abrir os olhos. A minha surpresa era que a frase me parecia um elogio.

-Gostava mais do que tu dizias e escrevias quando fazias como ele, em abstracto, do que agora que escreves e falas sobre coisas e pessoas...

-Por alguma razão o Jordan Peterson é canadiano...e não há nenhum Jordan Peterson português...

-Devias ter ficado no Canadá...

-Não estou arrependido... 

-Mas ele está a influenciar muita gente...já vendeu milhões de livros...e é um sucesso no youtube...

-Mas não em Portugal...meia dúzia de pessoas, se tanto... veio cá porque, como é muito popular no mundo inteiro e os portugueses gostam de imitar tudo... também o convidaram...
(cf. aqui)

-Ele fala da verdade, da responsabilidade e do carácter, das diferenças entre homem e mulher, da importância da tradição e da religião...coisas de que tu já falas há muito tempo...


-Mas fá-lo de uma maneira intelectual e abstracta, própria da cultura protestante de onde vem...em Portugal isso não pega...em Portugal é preciso um caso concreto, um exemplo envolvendo pessoas, para fazer passar as mesmas ideias...A cultura católica é uma cultura do concreto...

No final, pedi-lhe que me indicasse um vídeo do Jordan Peterson onde, em termos das ideias que defende, ele se parecesse mais comigo:

Indicou-me este.

Há muito tempo que eu não recebia um elogio, especialmente vindo de quem vinha. Este ano, então, só tenho recebido pancadaria. E da oficial.

Sem comentários: