17 dezembro 2018

corrupção

Gestão não rima com corrupção! Dito por outras palavras, a corrupção impede e até destrói uma boa gestão. Vejamos porquê.

O lucro das empresas depende da utilidade que criam para os clientes. Em última análise, é essa utilidade que se traduz em vendas e receitas, viabilizando a empresa e garantindo o seu futuro.

Há, porém, muitas oportunidades de incrementar lucros que passam ao lado do eixo da “transformação de recursos em utilidade” e que parasitam o eixo da “transformação de influência ou da compra de influência em oportunidade”.

Quando se compram boas-vontades para obter licenças e alvarás ou quando se ganham concursos que foram apenas simulados ou quando se conseguem eliminar concorrentes, na secretaria, entramos na via parasitária, isto é: na corrupção.

A corrupção, claro está, pode alavancar exponencialmente os lucros, mas faz da organização um travesti, que, por mais glamoroso que seja, não é o que alega ser. E do gestor uma autêntica “drag queen”, se me permitem esta metáfora.

O foco da empresa corrupta desvia-se da utilidade que cria para os clientes e entra no domínio dos jogos de interesse que tantas vezes acabam na polícia e nos tribunais, destruindo pessoas e marcas.

Assistimos a isto mesmo em Portugal, no passado recente. “Gestores” que passaram de bestiais a bestas à velocidade da luz, destruindo centenas de milhões de Euros de valor e, nalguns casos, as próprias empresas. São tantos os casos que não vale a pena destacar nenhum, estão todos no domínio público.

Os clientes, o foco de qualquer boa gestão, foram esquecidos, os trabalhadores enganados e o País defraudado, talvez por dezenas de anos.

Por isto digo e repito, gestão não rima com corrupção.

Sem comentários: