30 novembro 2018

apenas um mês

Em Novembro de 2015, quando este Governo tomou posse, havia um projecto para a ala pediátrica do HSJ (mandado fazer pelo próprio HSJ, e datado de 2012) e uma obra a ser executada de acordo com esse projecto. Estava a correr tudo bem.

Assim que tomou posse, o Governo mandou bloquear essa obra e passou a procurar desacreditá-la contando com isso com a cumplicidade de uma parte significativa da comunicação social e a tradicional passividade da opinião pública portuguesa. (A obra já estaria pronta e paga neste momento).

Passados três anos, que progresso fez o Governo com vista à conclusão da ala pediátrica do HSJ?

Fez um retrocesso. Mandou refazer o projecto, que só estará pronto em Junho do próximo ano. Quer dizer, a conclusão da obra está hoje mais longe do que estava há três anos. Para não falar nos três anos perdidos.

O "progresso" verificado foi apenas no objectivo do Governo, que é o de não fazer (nem deixar fazer) a ala pediátrica do HSJ. E esse objectivo está a caminho de ser conseguido, quando o Governo anuncia agora que a obra começará "depois do Verão", isto é, quando o seu mandato já estiver terminado.

Se o objectivo do Governo - não fazer nem deixar fazer a obra - está a menos de um ano de ser alcançado, já o objectivo da administração do HSJ - que, sendo um braço do Governo, é o mesmo, não fazer nem deixar fazer a obra - esse, está somente a um mês de ser atingido.

O mandato da administração do HSJ (que foi nomeada por este Governo) é de três anos e termina no próximo dia 31 de Dezembro. Falta apenas um mês para que se possa vangloriar: "Objectivo conseguido!".

Sem comentários: