Naquele que é o video mais engraçado que alguma vez vi sobre o tema do catolicismo, o Olavo de Carvalho, em baixo (cf. aqui), afirma que ser católico é sobretudo retribuir a Igreja (ou a comunidade, porque é esse o significado original da palavra igreja) por aquilo que ela nos dá (*).
O Olavo de Carvalho ecoa, neste aspecto, a visão do Chesterton, outro católico, para quem a forma mais elevada de pensamento é a gratidão.
De acordo com esta perspectiva católica, a vida é essencialmente feita de obrigações (retribuições), e não de direitos, como defende o protestantismo. A razão é que aquilo que cada um de nós é deve-o sobretudo aos outros (à comunidade), e não a si próprio.
No centro do pensamento de Olavo de Carvalho está a distinção entre catolicismo e protestantismo, que eu próprio tenho enfatizado neste blogue, e a necessidade de o Brasil voltar às suas raízes católicas.
É o mesmo que tenho advogado para Portugal.
(*) A obra do Joãozinho é assumidamente uma obra nesta tradição. É uma tradição em que os problemas sociais se resolvem primeiramente dentro da comunidade e pela comunidade, e só subsidiariamente pelo Estado (a ideia católica de Estado-subsidiário).
Sem comentários:
Enviar um comentário