27 setembro 2018

O Grande Mistério (II)

(Continuação daqui)

II. Inimigos

-Viu o comentário?

-Não.

Através desta pergunta, o magistrado X acabara de descobrir um mentiroso. Momentos antes, o Paulo Rangel tinha declarado que tomara conhecimento do meu comentário televisivo através de um telefonema do Professor António Ferreira na manhã seguinte, a pedir-lhe desculpa.

-Mas não viu o comentário na altura, ou nunca o viu?

-Nunca o vi.

A testemunha vinha depôr num julgamento centrado num comentário televisivo que lhe dizia directamente respeito e disponível na internet mas, passados três anos, ainda não o tinha visto. Sentado no banco dos réus, um pouco atrás e à direita, eu estava concentrado na expressão corporal do Professor António Ferreira. Ele tremia.

O magistrado X continuou, incisivo:

-Eram necessárias licenças para a obra?

-Não.

Em duas penadas, o magistrado X tinha descoberto mais do que um mentiroso, mas um verdadeiro bando de mentirosos que era constituído pelos próprios acusadores, os advogados da Cuatrecasas.

O Professor António Ferreira, enquanto presidente do HSJ, tinha feito várias obras no Hospital, sempre com a assessoria jurídica da Cuatrecasas. Tratando-se de obras para fins clínicos, não eram necessárias licenças. O documento da Cuatrecasas que servira de base ao meu comentário televisivo exigia a obtenção de licenças como condição sine qua non  para a obra do Joãozinho poder avançar. Evidentemente que o documento tinha sido feito com o propósito explícito de paralizar a obra.

Tudo se passou logo na segunda sessão do julgamento. A primeira tinha sido quase exclusivamente ocupada pelo meu depoimento. O Paulo Rangel faltou à primeira sessão, para saber o que eu diria e poder assim, na segunda, defender-se das minhas imputações. O acusador principal iniciava o jogo à defesa, mas foi o magistrado X que rapidamente transformou todos os acusadores em réus.

Eu era agora um mero espectador, num jejum de palavras que duraria quatro meses. Mas, para começo do jogo, estava encantado. Se pudesse tinha-me levantado do banco dos réus e aplaudido efusivamente o magistrado X.

O espectáculo continuaria durante a tarde quando foi interrogado o vice do Professor António Ferreira na administração do HSJ, João Oliveira (actualmente presidente do Hospital de Vila Real). Parecia um saco de boxe nas mãos do magistrado X, a tal ponto que na sessão seguinte, e com tempo para preparação,  o Papá Encarnação teve de lhe refazer o interrogatório em palavras doces, para obter respostas diferentes e, nalguns casos, opostas. O magistrado X tinha-o deixado KO.

À medida que, metodicamente, enterrava as testemunhas-chave da acusação uma a uma, eu notei um detalhe na expressão facial do magistrado X que viria a tornar-se frequente. Cada vez que colocava uma questão embaraçante às testemunhas de acusação, olhava para mim pelo canto do olho como que a perguntar-me:

-Gostaste desta?

E eu, em silêncio, devolvia-lhe em expressão facial:

-Gostei ... continua...

Eram cinco da tarde do dia 23 de Fevereiro. Ao abandonar a sala de audiências, houve quem comentasse comigo:

-Os réus estão a ser eles... 

Tudo cortesia do magistrado X. Ele era meu acusador e, portanto, formalmente, meu inimigo. Mas com inimigos destes, eu não precisava de amigos.


(Continua)

Sem comentários: