02 junho 2018

O Gangue da Católica (II)

(Continuação daqui)

O que é que têm de materialmente em comum os membros do Gangue da Católica?

Concluíram a licenciatura em Direito na Universidade Católica do Porto durante os anos 90. Foram colegas de Faculdade. A maioria tem entre 45 e 50 anos.

Na altura os meus artigos em jornais - sobretudo Vida Económica e JN - eram muito discutidos naquela Faculdade. Foi a pensar nisso que recentemente, na reedição, 25 anos depois, do meu livro Cataláxia - que reúne crónicas da altura no jornal Vida Económica - eu terminei o prefácio dizendo que a influência do livro foi maior entre estudantes de Direito do que de Economia.

Portanto, os membros do gangue terão sido também meus leitores quando eram estudantes.

Entre os meus acusadores, eu já tinha descoberto três corporações - a da Cuatrecasas, a dos advogados e a do PSD. Estou em vias de descobrir mais uma e a mais inesperada de todas -  a da Faculdade de Direito da Universidade da Igreja Católica no Porto. Só me faltava mais esta.

Começa a fazer-se luz. Tudo isto sempre me pareceu cozinhado à mesa de um jantar de amigos. Provavelmente um jantar de antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto.

Os discípulos revoltam-se contra o Mestre. Acontece muitas vezes. Sobretudo quando o Mestre lhes acerta umas nalgadas porque eles se andam a portar mal.

Sem comentários: