15 abril 2018

Isabel Pereira dos Santos

Quando, na passada Terça feira, irromperam em avalanche as notícias sobre a situação das crianças internadas no HSJ, eu estava a escrever uma série de posts dedicados ao director da sociedade de advogados Cuatrecasas, Dr. Filipe Avides Moreira.

Já tinha concebido cinco, mas só ia no segundo (aqui). Estava a aconselhá-lo, com a experiência de um homem que tem idade para ser pai dele, acerca de como enfrentar uma mulher indignada.

Hoje, ao ler a caixa de comentários deste artigo do Observador, lembrei-me que, entretanto, tinha perdido o fio à meada com as notícias da semana, e que precisava de voltar ao assunto para o concluir.

E com um ensinamento adicional que, embora não dizendo directamente respeito à situação que então me ocupava, lhe pode também ser útil para a vida, porque diz respeito a mulheres. É o seguinte:

"Quando está em causa a proteção de crianças, contra a irresponsabilidade dos homens perante elas, as mulheres são letais".

São vários e bastante bons os comentários de homens que aparecem no referido artigo do Observador. E eu, pertencendo à espécie, não teria feito melhor.

Mas só há um que é verdadeiramente letal, porque atinge no coração as declarações do presidente do HSJ, que podem muito bem ter sido sugeridas pelo Dr. Avides Moreira.

É este:

Isabel Pereira dos Santos:
"António Oliveira e Silva, presidente do conselho de administração do Hospital de São João, reconhece o problema. "Em última análise, o terreno é nosso. Nós cedemos, eles não construíram. Isto levantará problemas jurídicos, que serão resolvidos no sítio próprio", assume ao Observador"

Acho muito bem. Deviam ter passado com as retro-escavadoras por cima do Serviço de Sangue e não passaram. Está mal. Agora só mesmo com uma batalha jurídica que dê tempo às Finanças para ganhar coragem para assinar a autorizaçãozinha para os 22 milhões que está já, já, já a sair. (Sim, que isto de ter privados a construir alas pediátricas, onde é que já se viu?).

Ó Observador, não te estás a esquecer das internets, não? As pessoas lêem coisas por aí, sabes...

Letal neste comentário são as retro-escavadoras.

Se eu estivesse na posição do Dr. António Oliveira e Silva, e o lesse, creio que baixaria a cabeça de vergonha e diria para comigo próprio: "Fui apanhado...sou um aldrabão...".

Sem comentários: