16 novembro 2017

Tony Meadow's dream

O Ministério Público já deduziu acusação contra 86 pessoas. Todas estas pessoas têm a vida arruinada para os próximos anos e, muitas delas, para a vida inteira.

Tendo sido acusadas ficam agora sob ameaça de prisão até ao fim do julgamento. Entretanto, doze delas, já estão em prisão preventiva (por meras suspeitas, portanto, sem julgamento).

86 pessoas, nem menos, quase uma centena. Por este caminho, em breve se realizará o sonho do Tony Meadow de pôr os portugueses todos na cadeia.

Quando o julgamento fôr feito e todos os recursos estiverem completados, quantas pessoas serão condenadas?

Um pequeno número.

São várias as razões que convergem para este resultado. Um esquema destes começa normalmente com duas pessoas que se conhecem muito bem, trabalham em conjunto e possuem um grande sentimento de lealdade mútua, a fim de manter tudo em segredo.

À medida que se juntam mais pessoas ao esquema - a terceira, a quarta, a quinta... -, várias coisas acontecem. Primeiro, o sentimento de lealdade é enfranquecido (v.g., a sétima pessoa já não conhece a terceira) aumentando a probabilidade de uma delas dar com a língua nos dentes.

Segundo, os lucros do esquema passam a ser distribuídos por mais pessoas, dando menos incentivo a cada uma a manter-se envolvida nele.

Terceiro, à medida que o numero de pessoas  cresce aumenta também a probabilidade de algum comportamento suspeito ser detectado por pessoas exteriores ao esquema e ser denunciado.

É praticamente impossível que 86 pessoas estejam envolvidas numa coisa destas conscientes de que estão a participar num esquema e, portanto, a cometer um crime.

No fim, se uma dezena de pessoas vier a ser condenada já é muito.

E as outras dezenas que foram acusadas e levadas a julgamento e serão presumivelmente consideradas inocentes?

Ficam com a vida arruinada,

E quem responde por isso?

Ninguém.

Entretanto os procuradores do Ministério Público já andarão a trabalhar noutra operação qualquer que envolva não 86 arguidos, mas 860, até o sonho do Tony Meadow ser concretizado.

Sem comentários: