29 dezembro 2015

somos todos "fassistas" agora*

* Título de um artigo de James E. Miller no Taki's Magazine

O ESTADO, PARA O FASCISTA, É O INSTRUMENTO ATRAVÉS DO QUAL O DESTINO COLECTIVO DE UM POVO SE REALIZA, E NO QUAL RESIDE UM POTENCIAL DE GRANDEZA.

Lew Rockwell, in Fascism Versus Capitalism

Comentário: Nesta perspectiva, de facto, em Portugal "somos todos fascistas" por acreditarmos nas virtudes do estatismo. Todos menos os liberais, claro está, essa corja de individualistas radicais que têm a mania de criticar tudo e todos :-)

1 comentário:

Euro2cent disse...

> corja de individualistas radicais

"Oh, no, Mandingo, it's too big!"

Os liberais parecem daqueles animáculos deixados pela maré a morrer ao sol.

No século XVIII/XIX, os nossos donos desenvolveram a teoria política liberal que os catapultou para onde estão agora. Mas, como não são parvos, e se interessam pela "bottom line" trimestral, agora que estamos no século XXI o que está a dar é progressismo desembestado, cuidadosamente guiado para não tocar em nada valioso (Lampedusa, blah, blah). Desagrega a sociedade, põe o gado à pancada, entretém toda a gente, "nice!"

O que deixa os liberais que continuam a papaguear a teoria do século XIX numa posição chata. Os pobres não vêm nada de bom nisso, com razão. Os ricos já não precisam daquilo para nada. E o que sobra da classe média duvida muito que lhe sirva de tábua de salvação.

"Stick a fork in it, it's done."