19 março 2015

amo-te


Nunca disse ao meu pai que o amava e, se o tivesse dito, teria de algum modo mentido. Gostava do meu pai e tinha-lhe respeito, mas daí a amá-lo vai uma grande distância.
Perguntei à I se amava o pai dela, para perceber se teria algum problema no relacionamento com o meu. Eis o que me respondeu:
-       Joaquim, sabes bem que o verbo amar se aplica a uma paixão, não se encaixa no chamado amor filial.
-       Então o que sentias em relação ao teu pai? – perguntei.
-       Sentia carinho, admiração, respeito, gratidão...
Fiquei mais tranquilo. Eram os mesmos sentimentos que eu sentia em relação ao “meu velho”, como ele detestava que o chamássemos.
Hoje, passando os olhos no Face, parece normal dizer “amo-te” ao progenitor. Ora se declará-lo em pessoa já me soa a anormalidade, imaginem o que eu penso sobre estas declarações públicas.
E relativamente ao relacionamento com as minhas filhas? Tenho-lhes um profundo e verdadeiro amor, mas nunca lhes disse: ‹‹amo-te››. Declaramos os nossos sentimentos de forma telepática e por ações. Digo-lhes: ‹‹gosto muito de ti››, por vezes: ‹‹love you›› e trocamos coraçõezinhos e “smiles” nas “mnsgs”, mas nada mais.
Não espero que as minhas filhas me amem, do mesmo modo que eu não nutria esse sentimento pelo meu pai. Fico contente com o carinho, a admiração e o respeito que me têm.
Reservei o verbo amar para as paixões que tive a sorte de viver e aí nunca fui reservado, nem tímido, nem calculista. Amo e amei, fui e sou amado, e todos os dias agradeço essa dádiva. Talvez por isso, não quero banalizar o termo, diluindo-o em contextos diferentes.

5 comentários:

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marina disse...

alembrou me duas coisas :

ja percebi pq dizem amor de mae e nao amor de pai :)

e o primeiro mandamento , meu Deus? vais castigar o Joaquim , ne?




zazie disse...

É da novela.

Anda tudo a dizer "amo!" sempre que gostam das bolachas ou das batatas fritas.

Amo-te, 44 disse...

Também não tenho queda para lamechices.
Quando o meu pai era vivo, se lhe dissesse "Amo-te, pai", o mais provável era levar uma lambada.

Anónimo disse...

amo o cu da sarinha