21 novembro 2014

fracasso

No post anterior justifiquei o fenómeno Podemos como o culminar de uma escalada de assalto aos direitos cívicos, usando a metáfora da "droga - loucura - morte". No essencial, apenas repesquei o velho argumento libertário de que tolerar o pequeno assalto à propriedade privada abre a porta à abolição do direito à propriedade, com as respectivas consequências.

Neste artigo do Observador, o João Marques de Almeida opta por uma perspectiva diferente: ‹‹o Podemos é o resultado de um fracasso›› - diz. O fracasso dos partidos democráticos do arco da governação (em Espanha, claro).

O que importa aqui sublinhar é o seguinte: o Podemos é o resultado PREVISÍVEL de uma governação escabrosa. O JMA espera que tal fenómeno nunca ocorra em Portugal.

Veremos.

1 comentário:

Rui Alves disse...

Ele espera que o fenómeno nunca aconteça em Portugal? Com base em puro wishful thinking, certamente.

Eu vejo ao contrário. A escandaleira e o descrédito dos partidos chegaram à Grécia e à Itália onde criaram condições para partidos extremistas como o Syriza, o Golden Dawn e o partido do Beppe Grillo. Depois atingiu Espanha onde propiciou o recente aparecimento do Podemos.

Aqui, onde historicamente os fenómenos políticos e ideológicos chegam sempre mais atrasados, o descrédito e os escândalos dos partidos já cá chegaram e varrem Portugal de enxurrada. Acredito que estamos somente uma etapa atrasados nesse processo. Mas cá chegará também.