15 abril 2012

buáaa

As várias candidaturas foram analisadas por um júri composto por 14 notáveis na área da saúde, presidido pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, e que conta com personalidades como Abel Mateus (economista), Maria de Belém Roseira (ex-ministra da Saúde), Couto dos Santos (ex-ministro da Educação e ex-presidente da Comissão de Saúde Parlamentar).
Assim, na categoria de Cuidados Continuados, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, foi o vencedor. Este hospital destaca-se por, entre outras coisas, não ter dívidas e ter vindo a renegociar contratos, o que teve como efeito uma redução de custos de 15%. Neste hospital é também fundamental a auto-estima dos pacientes. Os doentes usam a sua própria roupa e podem ver-se ao espelho, como foi descrito pela reportagem do Negócios.
Já na categoria de Cuidados Primários, o vencedor foi a Unidade de Saúde Familiar de Valongo. Ao Negócios, Margarida Abreu Aguiar, coordenadora desta Unidade, sublinhou que as longas listas de espera acabaram e que os horários das consultas foi adaptado à procura por parte dos utentes.
Nesta categoria, foram ainda distinguidos o Agrupamento de Centros de Saúde de Espinho/Gaia e a Unidade de Saúde Familiar Marginal, no Estoril, com uma menção honrosa.
Por fim, na categoria de Cuidados Hospitalares, o Hospital de Santo André – Centro Hospitalar Leiria-Pombal, foi o vencedor. Este hospital conta com um projecto, o “Buáaa”, que pretende dar atenção às mães que estão a viver os primeiros momentos com os filhos. As “mamãs”, um dia após saírem do hospital, recebem um telefonema de um profissional de enfermagem.

Notícia do JN

Tenho alguma dificuldade em comentar esta notícia, desde logo porque todas as pessoas envolvidas parecem estar a dar o seu melhor e esse é talvez o principal problema. Este é o nível do que melhor se faz em Portugal para uma "Saúde Sustentável". Enfim, Buáaa!

4 comentários:

zazie disse...

Olha que giro, o Birgolino arranjou um apelido para não parecer pobrezinho

ehehehe

Anónimo disse...

Hola,

É verdade, nem me apercebi... a Google integrou a minha conta com o Google Plus. ahahaha

Anónimo disse...

E não consigo eliminar o Couto ahahah

zazie disse...

ahahahahahahaha