30 agosto 2011

semos todos

Eu também sou judeu.

Gostaria de contar (de memória) uma história verídica relatada pelo velho advogado Montalvão Machado no livro Bom Humor nos Tribunais (1967), ocorrida num tribunal do Norte por alturas dos anos 50.

-Qual é a sua profissão? - pergunta o juiz ao réu.

-Nós cá na terra semos todos panelêros, responde o réu.

-Semos, não. Somos. - corrige o juiz.

-Ah, desculpe V. Exa., não sabia que o Sr. Dr. juiz também era... - conclui o réu.

Eu diria ainda mais. Nós cá na terra semos todos tudo. Portanto, eu também sou judeu. E mesmo que não seja vai aparecer por aí alguém a provar conclusivamente que eu sou judeu. Já apareceu (na caixa de comentários aqui). Os judeus são mais que as mães em Portugal. Eu ainda não compreendi é porque é que é tão chique ser judeu em Portugal. Mas se é assim, eu cá também quero ser. Semos todos.

Sem comentários: