28 janeiro 2011

de 20 euros

A propósito de um comentário do nosso leitor RB a este post, segundo o qual, não devemos subestimar a capacidade de os portugueses encontrarem outras formas de rendimento ("roubar, traficar, falsificar notas, contrabandear, raptar..."), gostava de partilhar convosco uma situação que me impressionou, pela negativa, há umas semanas a esta parte.
Fazia eu o trajecto Lisboa - Porto de automóvel, quando parei na estação de serviço de Pombal na A1. Sempre que percorro aquele troço, é ali que gosto de parar para comer. Nessa ocasião, esfomeado, optei pelo prato principal em alternativa à sandes de leitão e, na altura de pagar, fui surpreendido pelo zêlo com que a funcionária pegou na minha nota de 20 (vinte) euros e a introduziu numa maquineta que, excepto nas sucursais bancárias, eu nunca tinha visto em mais lado nenhum. Questionada a funcionária, esta confirmou-me: circulavam notas falsas...de 20 euros.

Sem comentários: