18 fevereiro 2009

umas florzinhas


Eu já tinha escrito mais de meio post para responder à pergunta que anunciei aqui quando me dei conta da inutilidade do exercício: "O que é que eu estou a fazer? Desenvolver um argumento abstracto para responder a uma pergunta é um erro em Portugal. Três-quartos dos leitores não me vão perceber. Os portugueses percebem melhor com casos concretos".

E foi isso que fiz com este post e com uma expressão que estrategicamente lá coloquei - cangalhada. O número de comentários ao post é já suficientemente grande para parecer significativo. E qual foi a reacção dos comentadores? Susceptibilidade. Os portugueses são imensamente susceptíveis a parecerem mal em público. E é esta suceptibilidade que os torna todos iguais quando agem em público.

A questão está, pois, respondida. Fica outra, que é a última: e porque é que os portugueses são assim tão susceptíveis - literalmente, umas florzinhas - em público, algo que decididamente não são em privado? A resposta fica para outro post.

Sem comentários: