18 fevereiro 2009

previsíveis


Antes de procurar responder à questão que deixei em aberto no último post - porque é que os portugueses, sendo tão diferentes na sua personalidade e nos seus comportamentos privados formam uma sociedade que, em público, é tão monolítica e homogénea? - eu gostaria de salientar e ilustrar a importância da questão.

A importância da questão reside em que, nos seus comportamentos públicos, os portugueses são extraordinariamente previsíveis, o mesmo sucedendo com a sociedade portuguesa no seu conjunto. Forneço agora um exemplo. Admitamos que alguém me diz que um grupo de portugueses decide formar um blogue colectivo, sem me dar a identidade dos participantes, e me pede para prever o que vai sair dali.

A minha resposta seria a seguinte:

Olhe, quase de certeza é um blogue político. Os seus autores possuirão, em geral, ambições políticas e serão, na maioria, homens. Terá, em princípio, juristas no grupo. O tom predominante dos posts será crítico, senão mesmo destrutivo. Será um blogue contra alguém ou contra qualquer coisa, portanto um blogue que, à partida, já tem um inimigo identificado. Destina-se a chocar alguém, um grupo de pessoas, senão mesmo a ofendê-las. Nove em cada 10 posts são pessoalizados: raramente encontrará um post tratando questões em abstracto e que não envolvam um herói e, mais frequentemente, um anti-herói - o bombo da festa. Os posts, para além de pessoalizados, referir-se-ão sempre a temas muito concretos, às vezes excessivamente concretos e miudinhos, que os tornam temas de lana caprina. Será um blogue exactamente igual aos outros blogues colectivos que andam por aí, a única diferença sendo a equipa e, eventualmente, a côr das camisolas. Olhe, aquilo ao final de um tempo tornar-se-à insuportável de ler. Como você é português, e tem dificuldade em pensar em abstracto, compreendendo melhor através de casos concretos, eu vou-lhe dar uns exemplos. Será um blogue deste género: aqui, aqui, aqui, aqui. Diga-me lá em que é que esta cangalhada toda difere uma da outra? Só na constituição da equipa e, às vezes, na côr das camisolas.

Sem comentários: