24 fevereiro 2006

fim-de-festa

A tese de Constança Cunha e Sá de que o problema da oposição e o estado de graça do governo se devem à memória do governo de Santana Lopes não é suficientemente explicativa da situação anímica e larvar em que se encontra a direita indígena. Dizer que Santana marcou para além do seu momento é dar-lhe um protagonismo político que verdadeiramente não teve enquanto governante. O «governo Santana» foi uma espécie de fim-de-festa aziago, quando a malta já está toda com os copos e não sabe bem o que faz. Enfim, a grande barraca, é certo, mas somente uma barracada final.
Explicar as coisas deste modo é, por isso, ver apenas a ponta do iceberg e esquecer o que está de baixo de água. Porque, o que verdadeiramente deixou a direita em estado de choque não foi o «governo Santana» mas aquele que o precedeu. As expectativas criadas pelo fim do guterrismo e o que veio depois. As promessas do «choque fiscal» e o discurso catastrofista com que se justificou o seu engavetamento. Os sacrifícios pedidos e a jactância da Senhora Ministra das Finanças. E, por fim, a despudorada debandada do Primeiro-Ministro rumo a Bruxelas, sem uma explicação proporcional ao que nos prometera, ao que nos exigira e ao estado em que nos deixou.
A direita perdeu a fé com o governo de Durão Barroso. Santana foi somente um fim-de-festa divertido.

4 comentários:

Anónimo disse...

100% de acordo.

A Direita foi gozada e escarnecida por Durão e M Ferreira Leite. O 1º fugiu e a 2ª aumentou-nos os impostos.

Portas e Frasquilho foram coniventes.

Ou Portas nos pede desculpa ou é melhor desaparecer.

António Viriato disse...

A rectificação da responsabilização da catástrofe política pós-guterrista e ante-socrática, com perdão do termo, está certa,não sendo preciso vincular o sentimento na Direita. De resto, o principal partido da coligação era o PSD,que não deve ser catalogado de Direita, apesar de muita gente equivocada que por lá habita e de outra, igualmente equivocada, que lá pontifica.Mas, na verdade, foi com a decepção Barrosista que o descalabro se iniciou. Santana foi já um epifenómeno, uma espécie de «cadáver adiado que queria procriar», parafraseando uma terrível expressão cunhada pelo nosso grande Fernando. Curiosamente, está hoje, o maior responsável deste naufrágio político, à frente dos destinos da União Europeia, a salvo da sua própria derrocada, como um vencedor da lotaria dos euro-milhões, sem nada de relevante ter feito para tão alto prémio arrecadado. Mas, por estas e por outras, é que muitos têm esta sensação de burla democrática em que vivemos.

Anónimo disse...

Paulo Portas foi uma vítima da fuga de Durão e,depois,dos desvarios do seu sucessor!

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Buy womens  mens lingerie online http://www.quitsmoking7.info Twins sex free pontiac sunfire pop up blocker http://www.ultram0.info 8 inch lcd touch screen S1 mp3 mp4 player Centurion dvd car shack http://www.pda-accessory-5.info How to change oil honda ace depakote Mazda 6 clear tail lights defense attorney top rated software downloads buy didrex http://www.contact-lenses-6.info Search ontario camping Video conferencing and related equipment scanners barcode