30 novembro 2025

Todo o poder corrompe...

 


O meu candidato preferido para a Presidência da República é o Almirante Gouveia e Melo porque, dentre todos os candidatos, é aquele que, devido á sua formação militar, está em melhores condições para promover certos valores que convergem no bem-comum, e de que a nação portuguesa está neste momento bem carecida: unidade nacional, autoridade do Estado, imparcialidade entre as diversas forças políticas, liberdade económica.

Em segundo lugar, na minha avaliação, quem está melhor posicionado para promover estes valores,  apesar de estar tingido por ligações partidárias, é o candidato António José Seguro.

O candidato que eu menos gostaria de ver na Presidência da República é o Luís Marques Mendes. Ele é o mais representativo do sistema PSD-PS que governa o país há cerca de 50 anos, e ao qual se aplica como uma luva o dictum de Lord Acton "Todo o poder corrompe...". O estado em que este sistema deixou instituições como a justiça, a saúde, a educação, está à vista de todos.

Finalmente, André Ventura. Eu tenho grande apreço pelos resultados que o André Ventura tem atingido à frente do Chega, especialmente o facto de ter conseguido quebrar o bipartidarismo PS-PSD, tornado corrupto, e a que me referi anteriormente. Mas pô-lo a Presidente da República seria abrir a porta a uma espécie de guerra civil entre os portugueses.  

Sem comentários: