17 fevereiro 2022

Os problemas dos portugueses que votaram no Chega (2)

(Continuação daqui)

SIC Notícias: "Costa quer perceber e resolver os problemas dos portugueses que votaram no Chega" (cf. aqui)




2. Santarém

Quem fizer uma análise da distribuição geográfica dos portugueses que votaram no CHEGA e conhecer minimamente o Partido, em breve é levado à conclusão de que o distrito mais emblemático do CHEGA é o distrito de Santarém.

Santarém é a capital de duas importantes tradições portuguesas que têm estado sob violento ataque político ao longo das últimas décadas.

A primeira é a tradição agrícola sendo em Santarém que se realiza anualmente a tradicional Feira Nacional da Agricultura. Ora, desde a nossa adesão à União Europeia em 1986 que o Estado tem vindo a aceitar reduzir a agricultura portuguesa em troca de subsídios.

A redução tem vindo a ser  feita no âmbito da chamada Política Agrícola Comum e tem como objectivo reduzir a oferta de produtos agrícolas e manter os preço elevados a fim de favorecer os agricultores do norte e centro da Europa, especialmente os franceses.

A agricultura é uma tradição ancestral de muitas famílias portuguesas e uma maneira de viver cuja característica principal é a do contacto com a natureza. Muitos portugueses ressentem que esta actividade ancestral, que durante séculos constituiu a principal actividade económica do país esteja votada ao abandono e, pior que isso, condenada à morte por decisão política.

Santarém é também a capital da tauromaquia, outra tradição portuguesa que tem estado sob ataque político desde há anos, não faltando no país quem queira a sua extinção, talvez por faltar a esta tradição um carácter nacional e ser quase exclusivamente uma tradição do Ribatejo.

Portanto, agricultura e tauromaquia são mais dois dos problemas dos portugueses que votaram no Chega. 

Sem comentários: