28 novembro 2021

Portugal Amordaçado

 


(Título da Sábado: "Congresso do Chega: Os elogios ao salazarismo em dia de Ventura absolutista" (cf. aqui)).

Portugal é governado há 45 anos, alternadamente, por dois partidos socialistas - o PS e o PSD. O primeiro governo constitucional foi instituído em 1976 e liderado por Mário Soares. Desde então, os dois partidos do socialismo democrático ou da social-democracia têm-se alternado no governo em Portugal.

Quatro anos antes, em 1972, ainda no tempo do antigo regime, Mário Soares tinha publicado um livro com o título "Portugal Amordaçado" que era uma crítica ao regime e à falta de certas liberdades cívicas. Nesse mesmo ano (1972), a economia portuguesa cresceu 11%, culminando um período de extraordinário crescimento que vinha do final dos anos 50 (média: 7% ao ano).

No ano seguinte, o Financial Times dedicou um grande trabalho a Portugal, com destaque de primeira página, onde falava do milagre económico português. Mais tarde, já exilado no Brasil, Marcello Caetano disse, com razão, que, com aquelas taxas de crescimento económico, Portugal seria em breve uma Suíça.

Na verdade, do ponto de vista económico, Portugal foi muitíssimo bem governado durante o período do Estado Novo e o vigoroso crescimento económico era o resultado disso.

Passaram 50 anos sobre a publicação do livro de Mário Soares e 45 sobre o primeiro governo socialista em Portugal que ele próprio liderou. A esta distância, e aos olhos de um economista, o título do livro de Mário Soares parece agora uma profecia.

Nos últimos 20 anos, a economia portuguesa cresceu apenas 6% (média: 0,3% ao ano), quer dizer, cresceu em 20 anos metade daquilo que cresceu num só ano em 1972. O slogan que melhor descreve a situação económica a que a governação socialista nos conduziu nas últimas décadas é: "Portugal Amordaçado".

Sem comentários: