30 novembro 2021

Deus como figura pública

Aquilo que o André Ventura tem feito - sendo o primeiro líder partidário a trazer Deus para a esfera pública (cf. aqui) -, pode representar um choque para muitos democratas, mas é perfeitamente compatível com a tradição portuguesa. Ora, o CHEGA define-se como um partido conservador e, portanto, um partido defensor das tradições portuguesas.

A democracia é uma criação dos países de influência  protestante do centro e norte da Europa, não dos países católicos do sul, como Portugal, Espanha ou  Itália, e só muito tardiamente chegou a estes países. 

O protestantismo venera apenas Cristo (princípio protestante Solo Christo) e não, como o catolicismo, também os santos e a Virgem Maria. A religiosidade do protestantismo exprime-se através de uma relação privada (íntima) e directa entre o crente e Cristo.

O catolicismo é muito diferente. No catolicismo, a religiosidade do crente exprime-se através de uma relação pública e indirecta com Cristo, e é intermediada pelos santos e pela figura de Maria.

Ao contrário do protestantismo, cujo culto é geralmente privado, o culto do catolicismo é público. As igrejas católicas estão sempre abertas a quem queira lá entrar, nas horas de culto ou outras. Não é o caso das igrejas protestantes, cujo culto é geralmente feito à porta fechada, e que se mantêm fechadas fora das horas de culto.

No catolicismo, o povo organiza festas, romarias, peregrinações, procissões aos santos e à Virgem Maria e todas estas manifestações religiosas são ostensivamente públicas. Nada disto existe no protestantismo.

Em suma, na tradição católica do povo português, a religião é pública e Deus é uma figura pública. Pelo contrário, nos países de tradição protestante onde nasceu a democracia, a religião é privada e privada é também a relação com Deus.

Acresce que nos países de influência protestante do centro e norte da Europa onde nasceu a democracia, as divisões religiosas que se seguiram ao movimento da Reforma do século XVI deram lugar a guerras religiosas (v.g. Guerra dos Trinta Anos) onde morreram milhões de pessoas. Nesses países, trazer Deus para o espaço público é criar divisões entre as pessoas e, às vezes, ódios de morte - divisões e ódios renovados mais recentemente pela imigração islâmica nesses países.

Nada disto aconteceu em Portugal, um país que é esmagadoramente católico. Os portugueses não se dividem pela religião. Em Portugal, a religião é uma instituição de unidade, não de divisão.

Ao trazer Deus a público, o André Ventura está a exprimir uma das maiores tradições portuguesas - a religião como factor de unidade nacional, e Deus como figura pública. 

Portugal não é a Alemanha, nem a Suíça, nem a Suécia, nem a Inglaterra, nem os EUA.

Portugal é católico.

Sem comentários: