28 maio 2021

os filhos pródigos

O risco dos filhos pródigos - a que fiz referência no post anterior - é o de que eles tendem a voltar à casa paterna.  Eles foram de tal forma marcados pela educação que o pai lhes deu, o pai incrustou-lhes de tal forma certas ideias e valores que, passada a fase da revolta - que é típica de qualquer adolescente - eles só se sentem bem de volta à casa do pai.

Aconteceu com a Iniciativa Liberal, uma dissidência do PSD (ou do CDS ou de ambos).

O liberalismo é incompatível com o socialismo, ainda que na versão de socialismo democrático ou social-democracia, que é defendido pelo PSD.

Em termos concretos, a diferença pode ver-se em muitos casos. A II Guerra Mundial terminou no confronto entre  a Inglaterra e a Alemanha, que a Inglaterra venceu quando conseguiu o apoio da sua ex-colónia americana. A Inglaterra representava o liberalismo e a liberdade, ao passo que a Alemanha representava o socialismo e a opressão

Felizmente, ganhou o liberalismo, caso contrário a Europa teria estado décadas sujeita à opressão do socialismo alemão, que era uma das piores formas de socialismo -  o nacional-socialimo ou nazismo.  .

Outro exemplo refere-se à participação da Inglaterra (Reino Unido) na União Europeia. Nunca a Inglaterra se sentiu confortável numa União Europeia que era claramente liderada (e financiada) pela Alemanha. Mais uma vez estava em causa o confronto entre o liberalismo inglês e o socialismo alemão. Esse desconforto dos ingleses foi claramente expresso pela senhora Thatcher nos anos 80 e viria a culminar recentemente no Brexit.

Ora, no dia em que eu vi o Carlos Guimarães Pinto, ex-presidente da Iniciativa Liberal e meu colega neste blogue, a dar entrevistas aos jornais (lembro-me, em particular, de uma entrevista ao SOL), em que ele piscava o olho ao PSD e se oferecia para namorar com o PSD, a minha simpatia pela Iniciativa Liberal esfumou-se.

Se era para ser uma nova muleta do PSD, uma espécie de CDS recauchutado, a Iniciativa Liberal não tinha razão de existir, nem iria prosperar porque o liberalismo nunca prosperou no seio do socialismo. São como o azeite e a água.  Se o objectivo era ter o PSD no governo, para quê votar na Iniciativa Liberal, e não directamente no PSD?

Sem comentários: