04 abril 2020

ligou para a China

"A China tinha um excesso de oferta, então comprámos 1255 ventiladores (…) e os transportámos para Los Angeles" (cf. aqui).

Foi assim que Elon Musk, o patrão da Tesla, anunciou no Twitter a compra de ventiladores à China para serem oferecidos aos hospitais da Califórnia, EUA, uma notícia que foi objecto de grande repercussão internacional.

Assim, o nosso Observador escreveu: "Na sexta-feira [Elon Musk] ligou para a China, aproveitando as boas relações com os chineses, por ali ter instalado uma fábrica e empregado uns milhares de trabalhadores. Desse telefonema resultou a compra de 1255 ventiladores, que foram expedidos para os EUA de avião, porque tempo é dinheiro" (cf. aqui).

Afinal - sabe-se agora - o que ele comprou foram respiradores, que, dizem os médicos, são excelentes para tratar a apneia do sono (cf. aqui).

Não se sabe se foi o fabricante chinês que deliberadamente lhe impingiu respiradores em lugar de ventiladores. Mas, se o fez, foi cá um negócio da China…

Entretanto, deve ser hoje que chega da China o avião da Hi Fly, fretado pelo governo português, com os 535 ventiladores que custaram 10 milhões de dólares… (cf. aqui).

Sem comentários: