31 março 2020

doações ao SNS

No meio desta crise do coronavírus, tenho visto pessoas e instituições bem intencionadas a fazer doações ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Gostaria de utilizar a minha experiência para fazer as seguintes recomendações:

1. Não faça doações ao Ministério da Saúde nem às Administrações Regionais de Saúde (ARS) que são as estruturas burocráticas intermédias entre o Ministério da Saúde e as unidades de saúde locais (hospitais, centros de saúde, etc.).

Se o fizer, existe o risco de o material doado ficar anos a jazer numa sala fechada, numa despensa, num arrumo e nunca chegar aos seus utilizadores finais, que são os profissionais de saúde e os doentes.

2. No caso de um grande hospital, não faça mesmo a doação à administração do hospital porque o risco citado em cima é o mesmo. Faça a doação ao serviço do hospital que está na frente de combate ao coronavírus.

3. Procure identificar a pessoa que é responsável pelo serviço de combate directo ao coronavírus na unidade de saúde (v.g., médico, enfermeiro). Entregue a sua doação a essa pessoa e informe-se também com ela acerca das necessidades do serviço.

4. Não faça doações em dinheiro. Faça sempre doações em bens.


Sem comentários: