27 fevereiro 2020

Cartas do Purgatório (11)

Para: eitores do Portuga Contemporâneo

De: Feuisberto  Uauande (cf. aqui)

Assunto: "Os indígenas do rés-do-chão" 


Hoje o Mestre passou aqui no primeiro andar com um ar muito apreensivo e perguntou-me:

-Uauande… tu achas mesmo que eu tenho aguma chance de empochar os dez mihões?...

Eu respondi como podia:

-Mestre... á no meu rectânguo tudo é possíveu 

-É que dava mesmo jeito, Uauande… tenho andado com tantas despesas…

-Pois, Mestre... eu sei o que isso é… com a minha Uiuiana Uauande…

-A Maria só me pede dinheiro… e o rapaz quer ir tirar um curso de chef…

-Chef, Mestre… chef de quê?...

-Chef de peixes, Uauande … mutipicação de peixes...vê á tu, Uauande… mutipicação de peixes…

-Mestre... o que é preciso é constituir uma boa equipa…o resto tudo se arranja…

-Para aém do Rocha de Matosinhos e do Papá Encarnação… quem é que me sugeres mais, Uauande?...

-Mestre... sugiro aqui o meu vizinho do ado...o Vasco…

-Para quê, Uauande?...

-Para escrever crónicas para o Diário do Purgatório, Mestre… 

-(…)

-Já estou a ver o títuo da primeira crónica, Mestre… "Os indígenas do rés-do chão"...

-E mais… quem mais, Uauande?…

-Mestre... uma grande sociedade de advogados com um sóido currícuo a comprar juízes e magistrados do Ministério Púbico, Mestre…

-E tens aguma sugestão, Uauande?...

-Tenho, Mestre… mas só he posso dizer ao ouvido…

-Então diz, Uauande…

-Cuatre…

-Quatro quê, Uauande!?...com a idade estou a ficar muito surdo deste ouvido... 

Sem comentários: