16 janeiro 2020

na Idade Média

A humilhação que a justiça portuguesa sofreu esta semana às mãos do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem é apenas um eco das grandes humilhações que a justiça na nossa vizinha Espanha - um país com uma tradição judicial em tudo semelhante à nossa - tem sofrido nos últimos meses às mãos das instituições europeias.

 Esta semana, Pablo Iglesias, vice-primeiro-ministro espanhol, disse assim numa entrevista:

"Aquilo que aconteceu é que muitos tribunais europeus vieram tirar a razão aos nossos juízes. Isto é uma humilhação para o Estado espanhol". (cf. aqui)

O poder judicial recebeu mal a entrevista, a qual está agora a causar tensões entre o poder executivo e o poder judicial (cf. aqui).

É altura de perguntar: O que é que existe de comum entre a justiça portuguesa e a justiça espanhola que - quais sacos de boxe - estão, agora,  constantemente a ser humilhadas pelas instituições europeias?

A resposta resume-se numa frase: Ainda vivem na Idade Média.

De resto, a cerimónia de abertura do ano judicial realizada a semana passada em Lisboa tem todos os ingredientes da cerimónia (religiosa) medieval com os curas todos vestidos de negro (cf. aqui). Em relação à Idade Média tem apenas a  diferença de que as mulheres também podem ser curas e os curas se podem casar.

Sem comentários: