“Gerir é tornar as pessoas úteis”
Cheguei a esta definição por dedução das definições de gestão propostas pela Mary Parker Follett: ‹‹Gerir é a arte de concretizar objectivos através das pessoas›› e do Fredmund Malik: ‹‹Gerir é transformar recursos em utilidade››.
Uma vez que o objetivo da gestão é sempre criar “utilidade” para o “consumidor”, o envolvimento dos colaboradores nesse propósito torna-os socialmente “úteis” e esse deve ser um dos focos mais importantes da gestão.
Os colaboradores não são apenas pessoas com um perfil que obviamente interessa à empresa e que esta se propõe explorar para maximizar os seus lucros. São seres humanos que vivem integrados na sociedade, com as suas famílias, com ambições e sonhos que pretendem realizar.
Cabe à gestão conhecer os seus colaboradores, contactar diretamente com eles, coordenar as suas atividades e integrá-los na equipa.
Transformar recursos em utilidade é um esforço coletivo para o qual todos os trabalhadores contribuem e todos se devem sentir estimulados a dar o seu melhor. Todos se devem sentir úteis, à empresa, às suas comunidades e à sociedade em geral.
Não há ninguém insignificante nas empresas bem geridas, tal seria um desperdício de recursos. Todos são “significantes”, importantes para a equipa.
Cada colaborador, com a sua individualidade, diversifica o grupo, enriquece o todo e tem potencial para melhorar os bens e serviços da empresa.
Tenha a gestão a humildade e a visão necessária para transformar esses recursos em utilidade para os seus clientes.
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