23 outubro 2018

imagens falsas

A Associação Pediátrica Oncológica do HSJ (APOHSJ), a que me tenho referido aqui abreviadamente como "Associação de Pais", foi criada recentemente e é presidida por Jorge Pires.

Jorge Pires é pai de um adolescente em tratamento oncológico no HSJ.

Foi ele que em 10 de Abril, através do JN, desencadeou o escândalo acerca das condições em que são tratadas as crianças internadas no HSJ.

Inicialmente, Jorge Pires reclamou a melhoria imediata das condições junto da administração do HSJ e do Governo,  até se dar conta de que as suas reclamações não eram atendidas nem o Governo tinha qualquer intenção de construir a breve prazo a nova ala pediátrica do HSJ com dinheiros públicos (apesar das sucessivas declarações dos responsáveis em contrário e os repetidos anúncios de que o dinheiro já estava até na conta do HSJ).

A gota de água foram declarações em Julho do Ministro das Finanças no Parlamento segundo as quais as imagens das crianças internadas no HSJ eram falsas (cf. aqui).

Mantendo a separação institucional, e a diferenciação das suas missões, A APOHSJ e a Associação Joãozinho trabalham agora em conjunto para um fim comum - pôr a obra em andamento com urgência.

Objectivo imediato: sentar o Governo à mesa com as duas Associações. O Programa Sexta às 9 do próximo dia 26 na RTP1 pode ser um passo importante para este objectivo.

Sem comentários: