18 março 2018

uma alhada

Há momentos definidores.

Aconteceu na última sessão do meu julgamento quando estava a ser interrogado o Dr. João Oliveira, testemunha de acusação e ex-administrador do HSJ.

Perguntaram-lhe como é que reagiu ao meu comentário televisivo.

Respondeu assim:

-Sentimos que nos tínhamos metido numa alhada...

O interrogatório prosseguiu sem mais referência ao assunto.

Procurei interpretar a resposta, que me pareceu  espontânea e genuína.

Em primeiro lugar, era uma declaração explícita de auto-incriminação. Quem se sente metido numa alhada procura livrar-se dela e isso explica o boicote que, a partir de certa altura, a administração do HSJ organizou à obra do Joãozinho e à Associação Joãozinho.

Nunca saberei ao certo a razão desse sentimento. Talvez porque a Associação Joãozinho, pouco mais de 13 meses após ter sido constituída, pôs a obra no chão e a andar. Foi um trabalho extraordinário de dedicação, eficácia, espírito de iniciativa e sentido de missão. E tudo isso chocou com uma grande instituição do Estado, ronceira, burocrática, acomodada às suas rotinas, à sua sobranceria e aos seus salamaleques, em que o trabalho consiste em cumprir procedimentos e não em atingir objectivos.

Talvez tenha sido isso. Se me tivessem falado, eu teria ajudado a remover o desconforto. Mas não. Em lugar disso, viraram costas aos compromissos que tinham assumido, começaram a boicotar a obra, deixaram-me nas mãos um contrato de 20 milhões de euros, uma obra paralisada, muitos outros compromissos por satisfazer, e uma missão por cumprir.

Procuraram matar a obra do Joãozinho e a Associação Joãozinho, objectivos que a administração seguinte viria a prosseguir até hoje, sem nunca conseguir.

Não, naquela altura os administradores do HSJ não estavam metidos em alhada nenhuma.

Agora é que parecem estar - cortesia da Cuatrecasas.

Sem comentários: