04 julho 2017

A Ausência de Lutero em Portugal

A Ausência de Lutero em Portugal foi o título da minha intervenção. Portugal não é a pátria de Lutero e os portugueses também não o puderam acolher no séc. XVI, nem com discernimento nem sem discernimento. Além disso, e não só em Portugal, ser bom católico era dizer mal dos protestantes e ser bom protestante era dizer mal dos papistas. (aqui)


Teria sido bom que as ideias luteranas tivessem entrado em Portugal?

Na realidade, as ideias de Lutero e a sua descendência política, fizeram duas tentativas em Portugal, embora tardias. A primeira, entre 1820 e 1926, falhou e foi desastrosa. A segunda começou em Abril de 1974 e ainda não se sabe o que vai dar (até agora tem valido a ajuda da pátria de Lutero e da Senhora Merkel, filha de um pastor luterano).

As ideias de Lutero mataram milhões de pessoas em toda a Europa Central e do Norte. O principal episódio é, talvez, este, mas está longe de ter sido  único.

A Inquisição foi o principal instrumento de defesa da Igreja contra as ideias de Lutero (inicialmente apoiado pelos judeus, os quais acabariam expulsos de Portugal et pour cause...). Morreram quatro a cinco mil pessoas em toda a história da Inquisição. Foi o preço a pagar para evitar milhões de mortes nos países do sul da Europa que, como Portugal, Espanha e Itália, permaneceram na ortodoxia católica.

Quanto a Lutero, eu não deixava a minha carteira com ele. Então um homem que, ao ser ordenado padre, faz um voto de obediência absoluta ao Papa, e depois não cumpre a promessa? É o paradigma da cultura de irresponsabilidade que viria a caracterizar a cultura moderna - a qual, precisamente, teve origem nas ideias de Lutero.

Convém salientar que o oposto de católico não é protestante. É sectário. Era isso que Lutero era. Ele deu origem às seitas religiosas das quais derivariam mais tarde os partidos políticos.

É por que as ideias de Lutero nunca penetraram profundamente em Portugal que o nosso país é ainda hoje um país tranquilo e pacífico, sem divisões entre os portugueses (excepto as partidárias que, precisamente, tiveram origem em Lutero)

Sem comentários: