04 abril 2017

Até ao dia

Quando, em Novembro de 2010, fui a Fátima, ao terceiro dia, pela hora do almoço, entrei num café em Mira, para comer alguma coisa e descansar um pouco.

Mal assomei à porta, um homem, que aparentava quarenta e tal anos e estava por detrás do balcão,  com ar de patrão, deu a volta, veio depressa ter comigo, tirou-me a mochila das costas e, enquanto puxava uma cadeira para eu me sentar, perguntou-me:

-O senhor vai a Fátima, não vai?

Respondi que sim. Ele serviu-me e veio sentar-se ao pé de mim a conversar, enquanto um rapaz que aparentava cerca de dezoito anos o substituía a servir às mesas.

E contou-me a história dele.

Que nunca tinha acreditado em nada daquilo. A mãe sim, sempre acreditou, e agora até ia duas vezes por ano a Fátima. A mulher também. Mas ele não.

Até ao dia em que lhe nasceu um filho com um grave problema no cérebro. O bebé necessitava de uma intervenção cirúrgica delicada e de grande risco. A operação teve lugar no dia 13 de Maio. A partir daí passou a ir todos os anos a Fátima.

-Olhe ... agora está ali...

disse-me, apontando para o calmeirão que andava a servir às mesas.

(Resta-me acrescentar que o milagre que nesse Outono de 2010 eu fui pedir a Fátima também foi atendido)

24 comentários:

José Lopes da Silva disse...

O meu problema, provavelmente, é esse: o meu milagre estar a montante e não a jusante. (Isso e a educação que me deram, claro - nem com o milagre a entrar-nos pelos olhos dentro. Como diz aquele meu amigo muçulmano, vocês têm aí tudo à vossa frente e mesmo assim não querem ver.)

Em todo o caso, poderia estar grato todos os dias - não precisaria de esperar até ao dia.

José Lopes da Silva disse...

A opinião do PA sobre o rendimento básico é certamente esta, não? http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/miguel-angel-belloso/interior/receber-dinheiro-por-existir-e-imoral-5645191.html

Monte Zephyrus disse...

"A opinião do PA sobre o rendimento básico é certamente esta, não? http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/miguel-angel-belloso/interior/receber-dinheiro-por-existir-e-imoral-5645191.html"

Os espanhois nestas coisas sao tudo ou nada, a Direita nao e la muito mundividente e a Esquerda e extremista... nao sao la grande exemplo no campo das ideias, os politicos espanhois, embora tenham tido filosofos, pensadores, misticos e escritores de um calibre que nunca houve por ca. Pagar para existir? Nao foi isso que se fez em Espanha nos seculos XVII e XVIII quando cerca de 50% da populacao nao trabalhava (estavam em conventos, eram fidalgos ou criados)?

Sou de Direita e concordo com o Rendimento Basico Universal mas vejo que Portugal ainda esta a decadas de poder atribui-lo, nao temos economia para isso nem teremos nas proximas decadas. Nao vamos por novamente a carroca a frente dos bois como fizemos apos o 25 de Abril ao criar o Estado Social que agora temos.

Ricciardi disse...

Um milagre, para ser considerado milagre, passa pelo crivo científico que a igreja promove. Não é nunca milagre todo o fenômeno de cura em que a medicina tenha intervido na pessoa doente.
.
Rb

Anónimo disse...

Ricciardi, eu até diria qualquer coisa sobre isso, mas é um bocado embaraçoso explicar a um adulto que, de facto, os milagres não existem e que portanto esse tal "crivo científico" da igreja é uma treta ;)

Anónimo disse...

Foi uma coincidência. Acontecem mais sempre que se reza com fervor, as coincidências.

Anónimo disse...

Eu pelo meu lado não sei se existem... Mas uma vez que o anónimo diz que "não existem", quiçá uma explicação seria bem vinda.

Anónimo disse...

explicação? quer que explique devagarinho que o pai natal não existe, que ninguém caminha sobre a água e que não se curam cegos com um toque das mãos? eu não sei como lhe explicar, normalmente não é preciso...

Unknown disse...

Nestas "coisas", é aconselhável utilizar a universalmente consagrada fórmula científica de além-Caia : Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.

Disclaimer absolutamente nada científico : vou todos os anos a Fátima...

Anónimo disse...

hmm é supersticioso?... percebo, mas isso é coisa diferente. O colega comentador anterior pede-me que lhe prove que não há milagres, coisa que se sabe impossível. É um pedido infantil, aquele tipo de coisas que embaraça os país. Pai, como é que sabes que os meus brinquedos não ganham vida de noite?... olha, filho, está na hora de ires dormir.
Era o Ricciardi?

Anónimo disse...

"explicação? quer que explique devagarinho que o pai natal não existe,..."
Sim, que explique que os milagres não existem, devagarinho, e... claro, se for capaz...

Rui Alves disse...

Caro Anónimo
É preciso fé para acreditar em milagres. Porém, desmenti-los categoricamente, sem apoio de argumentos nem provas, só porque sim, também é um acto de fé.

Anónimo disse...

Não foi o Ricciardi.
A partir de agora passo a ser o A

“O colega comentador anterior pede-me que lhe prove que não há milagres, coisa que se sabe impossível...”

“É preciso fé para acreditar em milagres. Porém, desmenti-los categoricamente, sem apoio de argumentos nem provas, só porque sim, também é um acto de fé.”

Só queria ouvir os seus argumentos, porém o Rui Alves já me estragou a brincadeira... e o Pedro Arroja com aquela do acaso também...

Houve supostos milagres que deixaram de o ser porque o conhecimento humano avançou, outros continuam milagres e novos vão surgindo. No entanto muito há para saber, e será que com o avançar do conhecimento, não acabaremos por descobrir que, afinal, os milagres existem mesmo?
A

Anónimo disse...

Rui, eu admito que tenho grande dificuldade em explicar a um adulto que não se cura a cegueira com dois dedos na testa, ou com uma reza. A um adulto que me pede provas de que não existem esses fenómenos sobrenaturais, a minha primeira reacção é ficar de boca aberta. É que não sei mesmo como explicar isso e acho mesmo que nem devo argumentar, por respeito. não sei se me está a entender. Muitas vezes as pessoas agarram-se à sua religião, seja ela qual for, para ter esperança, por exemplo, na cura de familiares, ou em qualquer sucesso na sua vida e acho sinceramente que não se deve contrariar, falando em lógica, bom senso ou ciência. É por isso que eu normalmente não tenho estas conversas com ninguém, porque sei que posso magoar. Mas já que levanta a questão das "provas", que provas quer que eu lhe apresente de que não existem fenómenos sobrenaturais? Eu não sei que lhe diga Rui.

Anónimo disse...

Caro A, a minha resposta a isto tudo está no meu comentário das 9:58. Confesso a minha dificuldade em dar mais do que isso. Quem não é crente em fenómenos sobrenaturais está sempre em posição de desvantagem perante os crentes. Sempre. Repito que é impossível provar que não existem curas milagrosas.
Mas também não sou imune a isso, ninguém é. Vou-lhe contar uma experiência minha. Numa determinada altura da minha vida, tive um familiar muito próximo muito doente. O meu desespero foi tanto que eu próprio procurei a ajuda de alguém com supostos poderes curativos sobrenaturais, agarrando-me a isso com o que você pode designar fé, ou qualquer outra coisa. Obviamente, não resultou. Acabou por falecer, porque a medicina também não o conseguiu. A ciência não consegue tudo, mas se a ciência fosse uma questão de "fé", como muitos dizem, acabava-se a investigação e evolução em ciência. É da natureza da ciência não conseguir tudo, ao contrário dos mitos e da religião. Eu convenço alguém de que não existem milagres? Pois se eu não consigo convencer pessoas educadas, como vocês, que até me pedem provas de que os milagres não existem (?), que hei-de eu fazer?
Mas, já agora, introduziu aí uma coisa nova. Diz que supostos milagres deixaram de o ser porque o conhecimento avançou? quer dizer que, afinal, a religião está dependente da confirmação da ciência?... 😉

Anónimo disse...

“Diz que supostos milagres deixaram de o ser porque o conhecimento avançou?”
Sim.

“quer dizer que, afinal, a religião está dependente da confirmação da ciência?...”
A religião existe independentemente da existência ou não da ciência.

Quer dizer que, afinal, o milagre, está dependente da confirmação da ciência?
Não obrigatoriamente, mas, quiçá um dia poderá vir a ser confirmado cientificamente (na hipótese de ainda não ter sido confirmado).

Não é preciso ciência para saber que a gravidade existe. Todos sentimos o seu efeito. A ciência explica como funciona. Neste caso ajuda a confirmar a sua existência.

Cientistas americanos pesaram pessoas antes de morrer e voltaram a pesa-las depois de mortas. Penso que todas elas, ou praticamente todas, pesavam menos umas gramas. Será essa diferença, o peso da alma?
A

Anónimo disse...

O que o A dizia é que "houve supostos milagres que deixaram de o ser porque o conhecimento humano avançou". Isso significa que uma coisa é considerada milagre, até chegar a ciência e explicar. É óbvio. Lembre-se que no princípio dos tempos, com a ciência incipiente, todos os fenómenos naturais eram considerados obra do sobrenatural.
Pergunta se a diferença de peso do morto é por causa da alma que foi para o céu? Estive a ver agora e houve mesmo um castiço de um médico americano no princípio do século XX que calculou o peso da alma em 21 gramas. É engraçado. Deve descobrir outros cálculos por ai, em milhares de sites castiços que se dedicam a essas coisas. Já começaram a calcular o peso da alma nas faculdades de medicina? Eu acho que deviam, era mesmo um sinal de ecumenismo cientifico e pós modernidade que precisamos. Esta conversa está engraçada

Anónimo disse...

“Isso significa que uma coisa é considerada milagre, até chegar a ciência e explicar.”
Não. Significa é que, alguns milagres, puderam ser explicados pela ciência e outros não.
O homem pré-histórico sabia que tinha de comer e beber para não morrer. Esse conhecimento não tinha nada de científico.

“Já começaram a calcular o peso da alma nas faculdades de medicina?”
Não sei. Experiências não faltam.
Cientistas dizem que já descobriram uma parte, ou a parte do cérebro, que é responsável pela religiosidade/crença. Parece que surgiram mais dúvidas do que respostas.
Também fizeram outra experiência para descobrir se a alma existe. Resumindo. Puseram uns eléctrodos na cabeça de várias pessoas para saber se o pensamento se antecipava às reacções químicas, isto é, se por haver um pensamento surgiam reacções químicas ou se o pensamento era o resultado dessas reacções químicas. Se sim provava que a alma existia se não provava que a alma não existia.
Não conseguiram demonstrar o que surgia primeiro.
A

Anónimo disse...

Milagres explicados pela ciência? Valha-me Deus, que grande confusão… Ó senhor, milagres e ciência não se confundem. Ou é uma coisa ou é outra! Ciência é uma coisa, religião ou mitos é outra coisa.
Eu sei que o homem pré-histórico sabia que tinha de comer e beber. Qualquer animal sabe isso, ó A. Não era a isso que me referia. Eu falava da explicação dos fenómenos naturais.
Não sabe se andam a calcular o peso da alma nas faculdades de medicina? Não sabe?...

Anónimo disse...

“Não sabe se andam a calcular o peso da alma nas faculdades de medicina? Não sabe?...”
O que quis dizer é que é provável. Certezas não tenho.

“Eu sei que o homem pré-histórico sabia que tinha de comer e beber. Qualquer animal sabe isso, ó A.”
Não é bem assim como diz, mas ficará para outra altura se surgir esse assunto.

“Eu falava da explicação dos fenómenos naturais.”
Ok concordo

“Milagres explicados pela ciência? Valha-me Deus, que grande confusão… Ó senhor, milagres e ciência não se confundem. Ou é uma coisa ou é outra! Ciência é uma coisa, religião ou mitos é outra coisa.”

Falei em ciência porque você utilizou esse termo. Normalmente utilizo os termos conhecimento ou saber, porque para mim são mais abrangentes.
Se reparar no que eu disse;

“Houve supostos milagres que deixaram de o ser porque o conhecimento humano avançou, outros continuam...”

“Quer dizer que, afinal, o milagre, está dependente da confirmação da ciência?
Não obrigatoriamente, mas, (hipótese) quiçá um dia poderá vir a ser confirmado cientificamente (utilizando o seu termo, talvez erradamente)...”

““Isso significa que uma coisa é considerada milagre, até chegar a ciência e explicar.”
Não. Significa é que, alguns milagres, puderam ser explicados pela ciência e outros não.”
Deixando, como já tinha dito, de serem considerados milagres.
Mas já agora diga-me; Será que a intervenção divina não poderá utilizar os mesmos métodos científicos, que a ciência utiliza para por exemplo curar as pessoas? Aí nós dizemos que afinal tem explicação científica e que não é milagre...
Mais, se a ciência não consegue explicar, uma cura por exemplo, então essa cura pode/deve ser mesmo considerada um milagre...
Segundo julgo saber como certo, os altos responsáveis pela igreja tentam utilizar um conhecimento e uma metodologia o mais vasta possível para tentarem determinar se é milagre ou não.
A (sem ponto)

Anónimo disse...

“Quer dizer que, afinal, o milagre, está dependente da confirmação da ciência?
Não obrigatoriamente, mas, (hipótese) quiçá um dia poderá vir a ser confirmado cientificamente (utilizando o seu termo, talvez erradamente)...”
Pela impossibilidade/incapacidade da ciência explicar determinado milagre
A

CCz disse...

Se os polvos fazem isto https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201704088101440-polvos-codigo-genetico-genes-moluscos-adn-arn/ como não acreditar na possibilidade do "milagre" com ou sem intervenção divina

Anónimo disse...

A (com ponto ou sem ele) estamos mesmo a discutir coisas como o peso da alma? E diz-me que não sabe se as faculdades de medicina calculam o peso da alma e não se está a rir desse lado?

Anónimo disse...

Na postagem "Não precisei de mais" do P.A., alguém comentou: "Agora que já passaram alguns anos desde que Deus faz parte da minha vida,..." e assinou A.(ponto)
Para que não pensasse que fui eu a fazer o comentario disse que era eu, A, sem ponto
Já lhe contei o que sei e o que penso sobre o assunto. Não sei porque razão acha que devo saber que investigações andam ou não a fazer nas faculdades. Posso admitir/acredito que tentam arranjar formas/métodos para saber se há vida depois da morte, mas dizer que o fazem aqui ou ali não sei.
Apenas isso
A