25 março 2017

o catolicismo engana

Um homem que chegue de Marte e se feche num quarto a ler a doutrina católica, tal como se expressa no Catecismo, e a quem depois se pergunta qual é a figura central do cristianismo - um homem ou uma mulher -, vai responder:

-Um homem.

Porém, quando sair à rua, e vir as manifestações populares do catolicismo, vai concluir que se enganou.

-Afinal... é uma mulher.

Ou ainda: quem olhar para a hierarquia católica, feita só de homens, vai concluir que o catolicismo é uma religião (e uma cultura) predominantemente de homens.

Erro. É uma religião (e cultura) predominantemente de mulheres porque aqueles homens estão lá todos para servir uma mulher.

Por que é que o catolicismo engana, por que é que a aparência nunca é coincidente com a realidade, por que é que uma e outra são frequentemente opostas?

No seu artigo de hoje no Observador o Padre Portocarrero de Almada refere vários episódios deste mistério.

2 comentários:

José Lopes da Silva disse...

"O Papa Francisco reconhece que há ateus que, por excepção, são bons, como também não ignora que há católicos que, por excepção, são maus; mas também sabe que são meras excepções. A regra é que os católicos sejam bons, não por mérito próprio, mas pela graça dessa sua condição; quem a não tem pode ter alguma bondade, mas não tanta quanto teria se a tivesse. Caso contrário, para que serviria ser cristão?!

De facto, os maus católicos são melhores do que os bons ateus, não porque humanamente sejam mais perfeitos, mas porque, pela sua fé, não só alcançam a graça que os perdoa e liberta dos seus pecados, como também a alegria do amor de Deus."

Registo.

Anónimo disse...

Partindo do princípio que o et veio pelos seus próprios meios, como tal, já tem uma boa experiência nestas coisas, um ser bastante evoluído, por isso, penso eu, que não vai cair na rasteira que aqui nos expões e encaminha. Está a fazer o que muitos dos criadores de opiniões fazem mas com mais subtileza.
.
“... por que é que a aparência nunca é coincidente com a realidade...”
Porque avaliamos mal a aparência ou a realidade. Ou as ambas.

Porque é que o coração tem razões que a razão desconhece? Porque a razão não é suficientemente sábia.
.
“Por que é que o catolicismo engana...”
Olhe que não, olhe que não... olhe que o padre ajuda a esclarecer :)