23 janeiro 2017

prepararmo-nos para o dia-a-dia como um Navy Seal

Ferramentas dos “Navy Seals” – Fuzileiros Navais norte-americanos


1. Programar objetivos

Alcançar grandes objetivos é mais fácil se os subdividirmos em muitos pequenos objetivos, de curto prazo e específicos. Por exemplo, em vez de programar um dia inteiro de estudo, é mais fácil cumprir este objetivo se começarmos por programar 1 hora de estudo entre o pequeno-almoço e o primeiro café da manhã. E depois prosseguir com a etapa seguinte até que todas somadas perfazem um dia inteiro de estudo.

Os neurocientistas que trabalharam com os “Navy Seals”, constataram que este era o método mais usado pelos recrutas que terminam a formação com sucesso. É mais fácil focarmo-nos, com esta estratégia, sem nos deixarmos abater pela voz interior que nos incita a desistir perante o esforço necessário para atingir o tal “grande objetivo”.

2. Visualização mental

A visualização mental é uma ferramenta eficaz para aperfeiçoar competências, tanto físicas como intelectuais. É usada por atletas de alta competição, cirurgiões, e até gestores. A finalidade é “treinar” a mente para um determinado desempenho.

Com este treino desenvolvem-se novas sinapses cerebrais (ligações entre os neurónios) e prepara-se a mente para uma execução de excelência, chegado o momento real, seja um desafio de futebol, uma intervenção cirúrgica, ou uma reunião da administração.

Os “Navy Seals”, por exemplo, usam a visualização mental para combater o medo de afogamento durante provas de submersão.

3. Conversa mental interior positiva

A nossa voz interior está sempre presente e se tiver um conteúdo negativo é o suficiente para afetar o humor e o rendimento do dia.
Os “Navy Seals” têm um dito que é: ‹‹Os tempos duros não perduram, mas os homens duros sim››.
Para sermos resilientes temos de adotar este dito e pensar sempre de forma positiva.

4. Controle da ansiedade

A ansiedade é um estado de excitação (state of arousal) propício a confrontarmos ameaças à vida, lutando ou fugindo (fight or flight reaction). A verdade, porém, é a que a maior parte das situações que nos provocam ansiedade ou stress não encerram qualquer ameaça séria à vida e, portanto, o stress resultante está, por assim dizer desajustado da realidade.

Controlar a ansiedade, em particular a que é provocada por situações comuns, é essencial para uma vida feliz e para um bom desempenho pessoal e profissional.

Para os “Navy Seals”, o controle do stress e até do medo é indispensável para sobreviver. A técnica que usam foca-se na respiração e chama-se 4x4. O militar inspira deliberadamente durante 4 segundos e expira de seguida durante outros 4 segundos. Vai repetindo estes ciclos respiratórios até obter o estado de acalmia que deseja.

É uma técnica que qualquer pessoa pode utilizar e que é altamente eficaz. Ainda, esta técnica permite ativar o instinto de “parar e planear” (pause and plan reaction), evitando reações imediatistas de que nos podemos vir a arrepender mais tarde.


Podemos aprender muito com os “Navy Seals”, mesmo para as “lutas” do dia-a-dia.

3 comentários:

marina disse...

chama-se a isso preparação do trabalho...visualizar mentalmente o que se tem de fazer , agrupar aquilo que pode ser feito ao mesmo tempo ou enquanto se espera por outra fase de outra tarefa e tal-. a matemática ou latim ( sim , o latim : traduzir implica arruma ro texto a traduzir primeiro) são importantíssimos por isso , dão ógica para o trabalho.
e preparar o trabalho é coisa que o português não faz , de aí a pouca produtividade. tudo em cima do joelho , gastando muitos mais recursos do que seria necessário.

Euro2cent disse...

"Hmm. Your ideas are intriguing to me and I wish to subscribe to your newsletter."

(Como dizem nas internetes, e com muita razão. Não é todos os dias que as pérolas raras de sabedoria de uma força de combate de elite nos são servidas com esta acessibilidade. Se calhar os SS Totenkopf também tinham umas ideias interessantes, mas terem perdido a guerra torna-as automáticamente inválidas, claro.)

zazie disse...

ehehe

":OP