11 janeiro 2017

os sinais

Adensam-se os sinais de que o colapso financeiro pode estar próximo.

14 comentários:

Anónimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=3__NN16uoXk

José Lopes da Silva disse...

Está registado.

Anónimo disse...

Será por isso que o Costa nunca mais vem da Índia? Que ele foi tratar de negócios é óbvio, mas se calhar já procura uma xuxa internacional junto da terra de origem. Não pensem que é descabido. O facto de ser um português-indiano pode ser atractivo para os indianos o usarem como um testa-de-ferro na Europa.

Vivendi disse...

Sim... Portugal neste momento só está seguro pelas eleições na França e Alemanha e mesmo assim a Merkel pode atirar Portugal aos leões como trunfo eleitoral.

Zephyrus disse...

O Sistema de pensoes que temos e um monstro injusto e inviavel. Tenho um familiar que foi jardineiro de uma autarquia, recebe 700 euros de reforma. Se fosse jardineiro de uma empresa privada, quanto receberia? Uns 350 euros...

Olhando para a despesa total do Estado exluindo os juros ela devera ter aumentado uns 20 mil milhoes ou mais desde 2000. Contudo o pais pouco ou nada cresceu. E preciso perceber onde sao gastos esses 20 mil milhoes extra.

Sair do euro nao resolve absolutamente nada. Se nao se resolverem os problemas internos seguiremos a via Venezuelana. Seremos o pais mais pobre a Europa Ocidental nas proximas decadas e seremos ultrapassados largamente por parte da Europa de Leste.

Ricciardi disse...

A despesa do estado representa 44% do PIB.
.
Se se retirasse o ónus do pagamento de pensões ao estado, por substituição por um sistema de capitalização individual, a despesa cairia para cerca 30% do PIB.
.
Mudar o sistema não se faz de um dia para o outro. Mas se não se der o primeiro passo...
.
Ficaria apenas a cargo do estado o pagamento de pensões dos regimes não contributivos. E estes pagamentos deveriam fluir em função do desempenho orçamental. Se os governos gerarem superávits poderiam ajudar mais pessoas, se não gerarem ajudariam menos. A pressão estaria, assim, para que os governos gerissem bem as contas. Tendo mais votos quanto melhor desempenho no controle das contas públicas conseguissem.
.
Doutro modo, a coisa não funciona. Ou funciona com incentivos opostos. Os governos geram défices para contentar os regimes não contributivos. Para isso até se dão ao luxo de tirar pensão aos regimes contributivos. Uma preversao.
.
Rb

Ricciardi disse...

Ainda, o sistema de capitalização beneficia claramente os candidatos a pensionistas. Clara e largamente.
.
A descontar os actuais 33% durante 40 anos o pensionista teria capitalizado um montante para duas velhices. No actual sistema receberao 60% do salário. Uma vergonha. Isto para financiar subsídios dos regimes não contributivos.
.
Rb

Monte Zephyrus disse...

(Mudar o sistema não se faz de um dia para o outro. Mas se não se der o primeiro passo...)

Pois nao. As reformas que o pais precise demorariam uns 10 anos a ser aplicadas. Isto nao e possivel com os partidos que temos. O PS esta a desfazer tudo o que de bom fez o PSD. Este PS vive ainda nos anos 70 em muita coisa. Os seguristas por exemplo ja tem outra mentalidade. Quem controla o PS e uma brigada do reumatico. Isto ja lembra o Estado Novo no fim de vida, com a sua brigada do reumatico que vivia nos anos 30 e 40.

E nao sao so as pensoes que precisam de cortes. A Educacao tambem precise de uma valente tesourada. Ha escolas a mais. E necessario fechar muitas das escolas que o Guterres abriu nos anos da paixao pela educacao. E necessario apostar num novo modelo de telescola via internet para educacao de adultos. E necessario por a Imprensa Nacional a vender livros acessiveis e acabar totalmente com a compra de livros a editoras. E necessario encerrar cursos com excesso de vagas e alguns estabelecimentos de Ensino Superior. E necessario reduzir as propinas para alunos que nao reprovem e aumentar para alunos baldas.

Monte Zephyrus disse...

Peco desculpa pelos erros aos caros comentadores e leitores mas o PC e ingles e muda automaticamente as palavras.

Monte Zephyrus disse...

No outro dia sugeri aqui ao Professor Pedro Arroja para olhar para a nossa Idade Media.

O Professor Jose Hermano Saraiva dizia que Portugal fora fundado como uma Monarquia popular. Os primeiros reis de uma maneira geral defenderam os interesses do povo e ate acabaram excomungados. Defenderam tambem os judeus. Quando houve a questao da crise da soberania no fim da primeira dinastia, quem ficou do lado de Castela foram as elites. E quem elegeu D. Joao I foi o POVO. Esta e tida como a primeira revolucao burguesa da Europa. Curiosamente enquanto houve este puzzle de poderes Portugal acompanhou o passo da Europa. Foi com o presente envenenado dos Descobrimentos e a centralizacao no seculo XVI que Portugal comecou a ficar para tras. Lisboa ficou hipertrofiada. Houve um despovoamento macico do interior e a Inquisicao perseguiu mercadores e comerciantes. Atrofiou tambem a discussao intelectual. O primeiro grande marco do inicio deste processo foi a expulsao dos judeus. E quem mais promoveu a Inquisicao? Os DOMINICANOS. Se fosse pelos Jesuitas, Portugal nao se teria atrasado...

Anónimo disse...

Adensam-se? Então vai buscar uma colher que eu vou cagar. Ficas almoçado e lanchado. Ah cabrão do caralho que andas na tv em vez de lamberes a cona da mulher.

Anónimo disse...

Queres o barrote com molho ou a seco? Comi amendoins para que sintas o crocante. Vais comer um cagalhão que é um regalo. Põe o babete que vou ligar a betoneira.

Zé Manel disse...


Pedro Arroja

O que significa esse colapso financeiro?

Ricciardi disse...

O colapso e o fim do mundo são sempre as apostas favoritas dos profetas.
.
Falta ainda prever que o Sporting vai ser campeão para ter razão até ao fim da época desportiva.
.
Se o scp não for campeão já ninguém se lembrará. Se o colapso devier podemos ser atribuir genialidade ao autor do prognóstico. Provavelmente santifica-se o autor, podendo mesmo afiançar que alguns acharam que terá sido revelação do altíssimo a um punhado de escolhidos.
.
Rb