07 janeiro 2017

o mesmo fuso horário

O que é que o PM foi fazer uma semana para a Índia?
Visitar a família?

13 comentários:

Miguel disse...

Foi pedir dinheiro aos pais, what else!

"a União Europeia já existia antes do Reino Unido."
Pois, e a França (De Gaulle) vetou a entrada do Reino Unido na CEE. O que nasce torto...

Anónimo disse...

Foi tomar banho ao Ganjes.

Vivendi disse...

Não quis ficar para a missa do 7º dia.

Na deep web a morte de Mário Soares já tinha sido anunciada na semana passada.

Não quiseram anunciar a morte do pai da democracia e consequente luto nacional para não estragar a festa de fim de ano à populaça.


Anónimo disse...

Acredito no Vivendi. Estavam só à espera do momento certo, combinado com a geringonça, para desligar a máquina. Agora vai ser um vómito durante uma semana. E depois vão levar o Sóares para o Panteão em tempo recorde. Se o Inzébio foi para lá de um ano para o outro, por pressão da populaça vermelha organizada pelo Pablo Escobar tuga, o bochechas vai para lá ainda neste ano. A geringonça não brinca em serviço, não vá haver uma crise e mudar o governo.

Vivendi disse...

Mário Soares (1924-2017)

O "grande lutador por ideais vários" - assim, com surpreendente pontaria, se lhe referiu o fulano do Hospital da Cruz Vermelha - expirou às 15h28 da tarde.

Informam-me o sr. Presidente da República, o governo e a oposição, a televisão e os jornais, de que estou de luto. Posso garantir que não estou de coisa nenhuma.

Para lá de si próprio - o burguês ambicioso, truculento e insuportavelmente arrogante, mas dono de inegável bravura física e moral - M. Soares é este Portugal e este regime.

O seu legado é um Portugal novamente ínfimo, sugado de juventude, castrado na fome de grandeza e devolvido a uma prisão europeia de 92 000 km² após séculos de aventura imperial.

Nada do que fez Mário Soares me merece especial consideração. A sua oposição aos governos do Prof. Salazar e, depois, do Prof. Caetano confundiu a política pequena - que é a dos homens, suas birras e seus embates - com a grande, que é a dos Estados e dos interesses permanentes das nações. O fuga do Ultramar, cataclismo nacional que com outros desenhou e por que ofereceu a face, terá constituído o maior desaire alguma vez sofrido por Portugal, e a integração na CEE amarrou o país a um cadáver em longa e inexorável putrefacção.

Mas, não podendo nutrir simpatia pela sua obra, respeito o modo varonil, sempre aberto e descaradamente corajoso com que se conduziu. Que bom teria sido se à direita e entre os defensores de Portugal tivesse havido homens da mesma determinação.

RPB

Zephyrus disse...

Agora e que tenho ainda mais medo do PS... tenho receio que se radicalize ainda mais... se tal suceder existira margem para a criacao de um novo partido de Centro-Esquerda... liderado por Francisco Assis!

Zephyrus disse...

a União Europeia já existia antes do Reino Unido."
Pois, e a França (De Gaulle) vetou a entrada do Reino Unido na CEE. O que nasce torto...



Os ingleses vivem numa ilha. Nao tem nocao do que e viver rodeado de fronteiras. Hoje em dia e comum trabalhar no Luxemburgo e viver nos paises vizinhos. Disse Luxemburgo como poderia dizer outro pais qualquer.

Eu sou contra uma federacao europeia mas por outro lado vejo muita gente a pedir o fim da UE e assusta me pois conheco alguns e estao na casa dos 30. Nao tem nocao do impacto negativo que tal teria na vida de milhoes de pessoas. Especialmente no Centro da Europa, a reposicao de fronteiras destruiria literalmente a vida de muita gente. No caso portugues apesar da UE nao ser perfeita ainda vai obrigando a que haja o minimo de concorrencia aceitavel em varios sectores e de controlo das contas publicas. Pois com os partidos que temos sem UE e troikas viria a via venezuelana e depois uma ditadura de Direita. Pois a seguir ao descalabro Portugal e como os paises da America Latina, vira sempre a Direita.

Acrescento que a UE tem muito de catolico. Os fundadores se nao me engano eram catolicos. Os paises mais catolicos sao os menos eurocepticos. No voto do Brexit os catolicos votaram maioritariamente pelo Remain em Inglaterra e na Irlanda do Norte. Aqui os analistas notaram que o euroceptismo esta muito associado a comunidades protestantes. Portanto se houver cisao duvido que venha de Franca. Muito provavelmente vira sim da Dinamarca ou da Finlandia.

Zephyrus disse...

Agora voltando ao tema do catolicismo em Braga.

Reparem os caros leitores que no Norte, se a memoria nao me falha, houve apenas um Auto da Fe, e ocorreu no Porto.

Em Portugal fala-se dos assuntos em os estudar, e quem o faz ha uns 300 anos sao ate as supostas elites. Fernando Pessoa, por exemplo, criticou bastante estas supostas elites intelectuais que eram tidas pelos portugueses como genios mas que na realidade eram do mais mediocre que ha. Ora uma das consideracoes feitas por estas elites foi a de que a Igreja era culpada pelo atraso de Portugal. Entao seria necessario acabar com a Igreja. Afonso Costa ate chegou a prever que em poucas decadas nao haveria catolicos em Portugal. Acontece que apesar dos ataques, Portugal mesmo assim nao se modernizava...

Ora a dita Inquisicao nao representava toda a Igreja, e menos ainda a fe popular, especialmente a fe do Norte. Alias a Inquisicao perseguiu a fe popular, e ate acabou com os cultos do Espirito Santo, entre outras tradicoes.

A Inquisicao era controlada pelos Dominicanos e pelo poder da capital, Lisboa. Mas a Igreja sempre foi heterogenea e tinha por exemplo uma Ordem, os Jesuitas, cujo fundador defendia os judeus e que teve inumeros cientistas importantes em Portugal ate a sua expulsao. E os proprio Jesuitas eram perseguidos pela Inquisicao.

Como dizia o pai do jornalista Saraiva, a Inquisicao criava judeus. Era acima de tudo um mecanismo de extorsao de dinheiro para tapar os buracos da ma gestao do pais. E o Diabo vivia essencialmente em tres cidades, Lisboa, Coimbra e Evora. O Norte estava um pouco a margem desta cultura de repressao. E a Inquisicao nao representava a fe catolica das suas gentes, pelo contrario, ate era contraria as tradicoes religiosas do povo.

Zephyrus disse...

Entao se o Norte fosse independente, juntamente com a Galiza? Estou convicto que seria uma regiao tao prospera quanto a Catalunha ou o Pais Basco. Nao seria contudo uma regiao rica como sao as regioes catolicas do sul da Alemanha ou do Norte de Italia, em parte devido a sua localizacao periferica. Para alem disso as culturas catolicas, ao contrario das Protestantes, sao verdadeiras culturas de liberdade. Nao tem puritanismo e portanto toleram tudo. Nao excluem os menos produtivos da sociedade com censura social e portanto sao sociedades menos exigentes e tendencialmente menos ricas. Mas podem ser ricas se tiveram boas elites e forem bem governadas. Algumas das regioes mais ricas da Europa sao catolicas.

Um Norte independente nao teria um Partido Comunista no parlamento. Nem sequer teria um BE. Teria um partido comunista com meia duzia de gatos pingados aos quais ninguem daria importancia. Teria um PS mais social-democrata e menos socialista e um CDS/PP muito mais forte. Seria se calhar ate um partido em condicoes de vencer eleicoes. E a comunicacao social nao estaria invadida e controlada por cripto-comunistas. Sendo a capital o Porto, aposto que o modelo economico e social seria muito mais desregulado, mais liberal, pois a cultura da cidade tem mais influencias anglo-saxonicas que francesas. A Franca e caracterizada pela cultura da Razao, e tudo tem de se submeter a Razao. Contudo essa Razao e apenas a vontade de quem manda, no Antigo Regime era em primeiro lugar a vontade do Rei, ja depois da Revolucao passou a ser a vontade do Estado. Lisboa, que e a capital de Portugal, ganhou a tendencia para copiar os franceses desde que teve como Primeiro Ministro o Marques de Pombal. Ja o Porto e uma cidade notoriamente voltada para Inglaterra. Na sociedade do Porto, no meio do caos e da desordem, ha na realidade uma ordem muito mais forte que aquela que existe em Lisboa...

Actualmente o Norte e uma das regioes mais pobres da Europa e no seu conjunto a mais pobre de Portugal.

Zephyrus disse...

Na Idade Media Portugal ate era um pais ao nivel dos mais ricos e avancados da Europa Ocidental, o que era extraordinario pois o territorio tinha tido varios seculos de guerra contra os invasaores muculmanos. E em pouco mais de um seculo, a Igreja, o povo e as elites construiram o pais. Povoaram regioes, ergueram catedrais, igrejas, mosteiros, desmataram, cultivaram, construiram castelos e muralhas.

Portugal teve no final do seculo XIV a primeira revolucao burguesa da Europa. E fez um acordo ainda em vigor com os ingleses, pois percebia-se o perigo para a independencia dos dois paises que viria de uma Franca ou de uma Castela fortes com impetos expansionistas. Os ingleses vieram entao a Portugal, lutaram connosco em Aljubarrota e deram nos uma das melhores rainhas da nossa Historia: Dona Filipa de Lencastre.

Portugal era ainda um pais avancado em termos tecnicos e tal era notorio nas artes nauticas. Nos seculos XV e XVI deu-se ainda uma pequena revolucao cientifica em Portugal. Hoje considera-se que o pai da Medicina Tropical e um portugues, Garcia da Orta. Amato Lusitano desenvolveu muito os conhecimentos sobre circulacao sanguinea. Houve a criacao da caravela e o desenvolvimento da nautica e tambem da Arquitectura e criamos ate um estilo unico, o manuelino. Contudo toda esta dinamica parou com um rei, D. Joao III. Algo sucedeu e o pais podera ter morrido no dia em que deixaram de representar as pecas de Gil Vicente. O que sucedeu?

Portugal na Idade Media era um pais muito heterogeneo. E a Igreja tambem o era. Alem de ser heterogeneo, havia muita dispersao de poder e nem sequer tinhamos um verdadeiro feudalismo.

Antero de Quental, que era socialista e jacobino, fez um texto muito famoso sobre a decandencia peninsular e enalteceu a Idade Media. Os miguelistas quando pensaram no modelo do pais tambem olharam para a nossa Idade Media...

Zephyrus disse...

Professor Pedro Arroja, quando reflectir sobre o modelo para Portugal, olhe para a nossa Idade Media...

Anónimo disse...

Aliás, o primeiro primeiro-ministro de ascendência indiana foi Marcelo CAETANO

Anónimo disse...

Pode ter ido lá a pensar na sua fase pós-governo.

Lembra-me como quando a entourage de José Sócrates foi à Venezuela, e depois do governo Mário Lino ficou com uma posição numa empresa exportadora para a Venezuela.