17 janeiro 2017

meditação

Meditação


A meditação é uma das ferramentas mais importantes de que dispomos para fortalecer a força de vontade, assim como a atenção, o foco, tratar o stress, controlar impulsos, e desenvolver a autoconsciência.

É uma prática que alia o foco da consciência ao relaxamento físico. Simples de adotar e de resultados cientificamente garantidos.

Estudos efetuados pela Harvard Medical School e pelo Massachusetts General Hospital demonstraram, de forma inequívoca, que a meditação altera a morfologia e a fisiologia do cérebro, desenvolvendo o córtex pré-frontal, assim como todas as áreas relacionadas com a autoconsciência.

Mais importante, o resultado positivo da meditação não demora décadas a desenvolver-se. Nos estudos que referi, foram comprovadas alterações neurológicas, através de Ressonância Magnética funcional, em apenas oito semanas de meditação – de trinta minutos por dia.

Não é necessário, portanto, tirar visto para o Tibete nem alterar o esquema de vida. Tudo o que é necessário é dispor de alguns minutos por dia para meditar, e desfrutar dos resultados.

Amit Sood (1), da Mayo Clinic, identifica três estadios diferentes, mas progressivos, na prática da meditação.

1.     Evasão sensorial
2.     Foco
3.     Imersão

1. Evasão sensorial

A evasão sensorial é o primeiro estadio da meditação, a porta de entrada para os iniciantes. Consiste em desligarmo-nos do bombardeamento sensorial constante a que estamos sujeitos e abrandar o turbilhão de pensamentos que normalmente nos invade (a chamada mente errante – “wandering mind”).

2. Foco

Isolados do input sensorial e da torrente de pensamentos, a mente foca-se por instantes na consciência de si, na autoconsciência, até surgirem novas sensações e pensamentos. Esta interrupção do foco é normal e pode ser superada concentrando-nos de novo, por exemplo, na respiração.


3. Imersão

Com experiência, podemos começar a experimentar um foco mais intenso da consciência, com uma sensação de leveza corporal, autoconsciência intensa – “mindfulness”, e profunda felicidade.

Na minha experiência pessoal, tudo o que é preciso é decidir começar a meditar. Escolher um lugar sossegado e uma postura confortável, fechar os olhos, respirar lentamente, e focar a atenção na respiração. Lentamente conseguimos desligar-nos do que nos rodeia (evasão sensorial), concentrar-nos na respiração (foco) e desfrutar plenamente do momento (imersão).

De início, o foco é interrompido constantemente pela torrente do pensamento e esta experiência é fundamental para intuirmos como andamos distraídos de nós próprios. Quando isto acontece focamo-nos de novo na respiração. Esta experiência pode ser depois transportada para o dia-a-dia, quando precisamos de focar a atenção e controlar o turbilhão de pensamentos que distraem e prejudicam a persecução dos nossos objetivos.


1) Sood, A.: Handbook for Happiness – Mayo Clinic, Boston, Capo Press (2015)

57 comentários:

marina disse...

e fumar umas passas à noite , não ? é mais prático e rápido :)

Joaquim disse...

E tb provoca alterações cerebrais, mas mais pela atrofia :-)

zazie disse...

Eu sempre fiz isso na Igreja e na missa.

mas é um facto que fiquei um pouco mais intrigada acerca do assunto quando li que até o Scorsese, que é profundamente católico, pratica a meditação transcendental. E apoia o centro criado pelo David Lynch (foi a irmã dele que desenvolveu isso)

Mas não sei em que difere da meditação católica. Na Igreja.

zazie disse...

A Igreja Católica tem práticas que substituem mil psiquiatras.

Reconfortam a alma e sai-se de lá em paz.

Mesmo sem missa. Aproveitando apenas o silêncio do espaço para meditar e desejar coisas boas aos seus.

zazie disse...

Sim; os charros estupidificam ainda mais os que são estúpidos; e tornam temporariamente palermas os que o não são, para além de provocarem cáries.

zazie disse...

Há uma diferença- na missa não nos focamos em n´so próprios. O efeito é mais "nirvana" é precisamente desligar o excesso de "vontade" (à Schopenhauer) e desligarmo-nos do nosso umbigo.

No entanto, na jardinagem também aproveito para algo que nem sei se é parecido, e que consiste em concentrar e deixar vaguear o espírito em questões teóricas que quero trabalhar.

Fiz mais ou menos o esquema da tese assim e invento cursos a jardinar.
Na Igreja não dá

ehehehe

zazie disse...

Conheço quem o fizesse a correr. Mas correr e tropeçar numa pedra é coisa que não me agrada.

Antes patinar. Mas a patinar flutua-se e não se pensa em nada.

zazie disse...

Os beatos rezam várias horas por dia.

Daí beato significar feliz.

zazie disse...

O que me parece errado e nem sei se a tal "meditação transcendental" diz é isto:

"esta experiência é fundamental para intuirmos como andamos distraídos de nós próprios"

Não. É o oposto. Andamos demasiado cheios de nós próprios. Pacificar é desanuviar e libertar excesso de racionalização e preocupação centrada em nós próprios.

A Igreja Católica até está mais próxima do budismo do que à primeira vista parece.

A reza é comum a todas as reliigões e em nenhuma delas serve para nos "centrarmos mais em nós próprios". Serve para libertar carga egotista.

zazie disse...

Mas estou curiosa em saber o que a minha nora vai fazer lá com os judeus da Goldman Sachs. Também já têm aulas de meditação transcendental para os funcionários

ehehehehe

Agora o Scorsese é o único que me interessa porque esse é católico. Defende e apoia e pratica ao mesmo tempo que também diz que Deus é demasiado importante para ficar fechado nas Igrejas.
E daí trazê-Lo para o cinema.

zazie disse...

Mas é um facto que os bons artistas praticam a tal meditação e todos dizem que alarga as capacidades de acuidade sensitiva.

O Scorsese concentra-se que nem um beato apenas para um take do pisar do fumi no filme Silence.

Concentra-se como se concentram sempre todos os grandes artistas que não são nem foram ateus. Os qeu deixam obras bigger than life- como o Gaudi

zazie disse...

E isto para dizer que cada vez me convenço mais que Arte e Religião combinam perfeitamente.

Já com a Ciência é uma trampa o resultado. Falta o mistério.

marina disse...

pois , na volta tomam um xanaz a meias com um wisky na hora de dormir e dizem que é a maria que estupidifica :) não vão ao médico , não ...

Ricciardi disse...

Jardinagem é o caminho. Horticultura, mais especificamente.

Acabei de fazer 6 estufinhas. Pelas minhas próprias mãos. Para o próximo mês plantarei cenouras, alho francês, pimentos picantes italianos, coentros, morangos, ananás (a ver se a coisa pega), rabanetes, salsa etc.
.
Mandei fazer 3 anexos no campo de baixo. Um para galinholas, outro para fracas e outro para patos. Adoro estas merdas.
.
Porem Não consigo meditar mais do que... 5 minutos. Faz-me pessimamente. Angustia-me. Deprime-me.
.
Buda lá consegui 48 horas de supetao e atingiu o nirvana. Confuncio conseguiu 24 horas mas, ao contrário de buda, confuncio ficou de pé. Buda ficou sentadinho.

Eu atinjo o clímax ao fim de 5 minutos. Se não sair da meditação ao fim desse tempo transformo-me, estou em crer, em coisa muito ruim. Aos 4 minutos estava capaz de cometer um assassinato. Aos 5 minutos um mass murderer. Depois disso talvez rezasse blasfémias.
.
A não ser que peça à Conceição para me trazer um melão picante, um presunto e um copito de tinto maduro aragonês envelhecido em tudo menos Carvalho ou um garrafita de verde branco da casa. Nessa modalidade aguento uma hora ou duas.
.
Rb

zazie disse...

Eu não tomo xanax algum mas a droga provoca alucionações, faz cáries e estupidifica sim.

Tu que és toda pelo natural, nem sei como defendes uma cena contra natura de enfiar fumo para o buxo para se ficar como quando se está doente com febre.

Os maristas não te ensinaram nada de nada.

zazie disse...

Bucho.

É esquisito defender a porcatria da droga e ser-se contra drogas idênticas farmacêuticas.

E não entender que as religiões sabiam obter os mesmos resultados de forma bem mais bonita e natural.

Efeitos de andarem às panelas. Identidade de bruxas que desdenham do nacional, dá nisto. Exotismos à americana

zazie disse...

Se tivessemos sido feitos para patrulhar as entranhas, Deus tinha-nos posto periscópio- como contas que o PA disse.

E se tivessemos sido feitos para fumar droga, tinha-nos posto filtro na boca e chaminé na cabeça

":OP

marina disse...

a única droga que defendo é a mariazinha , mais nenhuma , Zazie :) acho as outras todas um perigo . e de maneira nenhuma defendo fazer-se a vida sob efeito de psicotrópicos , tipo fumar ou tomar coisas durante a jornada escolar ou laboral. essas coisas são só para fazer quando sabemos que não temos de estar a 100 % , tal e qual como os copos.

marina disse...

e ficas a saber que os extases todos de santa teresa era do cházinho da figueira do diabo lá do pátio do convento :)

Monte Zephyrus disse...

Zazie,

o Loyola dos Jesuitas escreveu um livro de Exercicios Espirituais com meditacoes. Consta que Santa Teresa de Avila o leu e gracas aqueles exercicios conseguia ate levitar.

A tradicao crista tambem tinha exercicios de meditacao e concentracao que desapareceram com o fim dos conventos. Andam agora a procura de praticas deste tipo no Budismo mas elas tambem existiam ca.

Temos muitos relatos de levitacao em conventos de Portugal e Espanha nos seculos XVII e XVIII.

Ricciardi disse...

A religião é, digamos, salvo seja, uma espécie de droga.
.
Quer dizer, quem reza e crê fica mais calmo. A reza induz que o corpo produza drogas naturais com efeitos calmantes.
.
Quem reza e crê em qualquer coisa sobrenatural, entendido seja.
.
É por essa razão que alguns monges conseguem hibernar durante décadas isolados. Não consumiram drogas, mas o próprio cérebro manda alguns órgãos produzi-la.
.
Rb

zazie disse...

É verdade, Zephyrus- a reza cristã inicialmente era feita em pé e muito parecida com a preocupação dos xacras indianos.

Mais, muitos bustos católicos centram-se no umbigo pela mesma razão. A salmodia das horas canónicas é uma coisa linda e com ritmo também próximo da tradição indiana.

Hoje chamam a isso aquela cena cujo nome agora me escapa mas que vai dar ao mesmo.

O que sempre me chateou nos defensores da droga é a estupidez de macaquearem modas e ficarem estúpidos e depois ainda terem seitas entre eles onde para uns os drunfes são o máximo; para outros só a meter para a veia e levar coiçe de cavalo é que é o Nirvana.

A marina tem manias destas fora de época. Eu sou da geração "sex and drogs and rock and roll" e a treta da droga nunca me convenceu. Nem nunca suportei os rituais e a linguagem daqueles grupos de idiotas janados.

Tinha disso na minha casa se quisesse mas, como trelas e grupos foi coisa que nunca fez a minha cara, preferia que me chamassem "careta".

Gosto de um bom copo em jantarada. Isso é português. A droga estraga os dentes mais que a coca-cola. Mas as wikas gostam porque é uma cena identitária para quem renega o catolicismo em troca de tradições mais ricas- as pré-históricas.

zazie disse...

Estar em silêncio numa igreja, sem sequer haver missa, só é droga para imbecis que preferem a ideologia marrana.

As igrejas são os espaços interiores mais bonitos e o melhor recolhimnento que um Ocidental ainda tem e à borla.

Os complexos jacobinos é que estragam tudo e depois têm de importar modas estrangeiras para chegarem ao mesmo que têm na tradição religiosa, e com sentido mais profundo, mais belo, sendo católico.

Mas é assim- são cabecinhas fracas que se fazem muito esquisitos com tudo o que têm por herança natural. Querem sempre o hipermercado mais estrangeirado e exótico para parecerem modernos.

E estragam a dentuça tudo à conta...
Boca de quem fuma charro cheira sempre mal e está cheia de cáries.

zazie disse...

Mas sim- a reza acalma, liberta a alma dos maus sentimentos e da culpa.

Deixa-nos em paz. E uma igreja serve para isso. O mais simples está à disposição de quem não tem preconceitos.

zazie disse...

Já assinei livro em igrejinha de bairro em Londres, porque há comunidades que se preocupam em manter o espaço limpo e aberto para quem lá queira parar um pouco.

E sim. Sempre que ando a passear gosto de descansar em igrejas- sejam ortodoxas, católicas ou protestantes e rezar. Do mesmo modo que gosto de me deitar ao sol em qualquer jardim.

zazie disse...

Os neopagãos precisam de destruir tudo isso para transformarem em discoteca e pub e depois andam aos caídos drogados. E sempre a cravarem uns aos outros a porcaria das mortalhas porque hem isso se lembram de levar.

O MEC escreveu um texto delicioso por causa disso. A porcaria dos grupos de drogados que nem a mortalha têm e perante os quais um dealer ainda passa por uma pessoa útil.

zazie disse...

E não. Lamento dizer-te mas a droga, seja charro seja lá o que for (experimentei muitas) não provoca nada a mesma alegria que uns bons copos de bom vinho numa jantarada.

O vinho sabe bem. A droga nem sabor tem e deixa prostrado e meio aparvalhado meio mundo. É como estar cheio de febre e incapaz para qualquer coisa.

zazie disse...

O mais irritante nos drogados dos charros é que depois acham que aquele torpor besta os faz inteligentes e é surrealismo.

È estupidez elevada à potência mais alta. Se é estúpido atinge os píncaros da imbecilidade.

Se é inteligente fica besta como um de QI negativo e chato, ainda por cima.

zazie disse...

Cada uma lá deve ter a sua droga. Também li o ópio do Cocteau assim como a utopia neoliberal por prazer proletário à mão de toda a gente- a do LSD.

Quanto muito acredito que pode haver droga que dá morte a saber bem. O ópio pode ser uma delas.

Experimentei apenas uma vez. E nunca mais arrisquei.

zazie disse...

Teoricamente a utopia do LSD é bem curiosa. E bem actual. Mas a malta nem pensa muito porque depois lhes estragava todos os combates contra o "consumismo" e "hedonismo fácil igual para todos.
A literal terraplanagem dos prazeres de alheamento, sem transcendência nem metafísica alguma. Massificada, até.

zazie disse...

Sorry, Marina. ès uma bacana. Não é nada de pessoal mas embirro com droga e charros e todos esses rituais, desde a adolescência.

Monte Zephyrus disse...

Zazie os chacras tambem existem na tradicao crista apenas tem outro nome. Nao me recordo mas eram aprendidos na Idade Media. Anda agora tudo louco com a Medicina Ayurvedica mas nos temos a Medicina que era ensinada nas Universidades na Idade Media com os mesmos conceitos, apenas mudam os nomes.

Os chacras estao relacionados com os plexus nervosos como o cardiaco que esta relacionado com o plexo cardiaco do Sistema Nervoso Autonomo.

Eu curei uma doenca cronica com a Medicina da Idade Media depois de gastar fortunas em farmacia. E tenho mestrado na area cientifica.

Nao me consigo recordar e do nome que davam aos chacras.

Monte Zephyrus disse...

Existe alias muitas mentiras sobre a Medicina pre cientifica que foram lancadas nos seculos XIX e XX.

A Biblia por exemplo ate tem conceitos de hygiene que so foram disseminados pela Ciencia a partir do seculo XIX.

A grande, grande inovacao da Medicina no seculo XX foi a descoberta dos antibioticos.

zazie disse...

Sim, é verdade. Também não sei o nome mas sabia disso.

marina disse...

Zazie , ninguém fuma charros para ficar mais inteligente , é por causa da hiperestesia ....
a maior parte dos adultos fuma exclusivamente por esta razão :)

https://www.dinafem.org/es/blog/marihuana-sexo/



zazie disse...

Realmente...

Se é por isso, já estou como uma amiga minha quando lhe disse que agora que ia para velha é que lhe deu para trabalhar.
E vai ela- "é para me entrenter. Que querias que fizesse. sexo desenfreado?"

":O))))))))))))

zazie disse...

Nunca entendi para que se complica o que qualquer abelhinha ou macaco sabe fazer sem complicações nem ajudas "externas".

Mas enfim- mais outra coisa que é inata, secundária e tem altura própria.

Só os LGBT militantes é que apresentam como CV a capacidade para fornicarem.

zazie disse...

Isso é como a dança. Quem não dança desculpa-se com a sala inclinada e nem alcool chega lá.

marina disse...

mas pode-se dançar o cha cha ou o tango... ou em pontas.

e há muitas maneiras de cozinhar um ovo :)

http://www.tantricganja.com

zazie disse...

Adoro cha-cha-cha. Ia sempre para o Carnaval del Pueblo para dançar cha-cha-cha e rumba ao ar livre. Fiz dança de salão.

Mais uma coisa que lava a alma para o resto do ano. Três dias no Carnival del Pueblo.

zazie disse...

E merengue. Merengue é a minha dança favorita. Um merengue cantado pelo Duke of Iron ou em remake pelo bonzão do Robert Mitchum

Tenho isso tudo na playlist do Cocanha.

zazie disse...

meringue jenny

E a rumba

Euro2cent disse...

> A Igreja Católica até está mais próxima do budismo do que à primeira vista parece.

A Zazie volta, larga uma rajada de metralhadora, e no meio das balas perdidas, lá vêm as "mouches".

;-)

"Vanitas vanitatum dixit Ecclesiastes, vanitas vanitatum omnia vanitas", segundo dizia no comunicado conjunto.


Anónimo disse...

A zazie tem uma concepção new age das rezas e das igrejas. Pratica, para ficar zen, tipo charrinho espiritual. É religião macrobiótica. Pobre Igreja, para o que havias de estar guardada.

Monte Zephyrus disse...

Nao seja tolo. A Zazie tem razao e se voce se der ao trabalho de estudar um pouco das concepcoes medicas da Idade Media e da rotina e dos exercicios espirituais dos conventos no passado vera que a Zazie tem razao.

Quem esta certissimo e o Professor Pedro Arroja. Em Portugal nao e possivel discutir com a populaca. E as Universidades estao cheias de populaca e alguns aparecem aqui a tentar ridicularizar a Zazie e o Professor quando se fala de religiao. Parece que agora os novos censores querem proibir que se fale do tema e nem pescam nada do assunto. Sao uma Inquisicao de sinal contrario. Vai me dizer que os exercicios do Loyola sao New Age? Sabe que livro e esse? Ja o leu? Eu ja li trechos e aquilo tem meditacoes que os New Age tambem fazem.

Anónimo disse...

Não seja paranóico, homem, ninguém quer censurar ninguém. Isto é uma caixa de comentários de um blogue. Não se dê tanta importância, que ninguém se dá ao trabalho de o censurar. Quer armar-se em mártir?
A relação da zazie com as missas e a igreja pouco tem a ver com a religião. A “populaça” de que você fala, é que sustentou a Igreja ao longo dos séculos. Gente que reza pela salvação das almas e que acredita no céu e no inferno, em milagres e na intercessão dos santos e das pessoas da Trindade nos seus pedidos. Essa é a sua consolação. Não frequentou a catequese? Para que quer o povo a defesa da Igreja por chics urbanos que não acreditam em nada disto e que apenas entram numa igreja para fugirem do som do trânsito e terem um momento de meditação? Faz-se o mesmo a olhar para as estrelas, numa noite de lua cheia, num monte alentejano ;)

zazie disse...

Zephyrus- não ligue. Isto quando aparece anónimo já se sabe que é para me perseguir.

Deve ser um mija-nos-finados com o barómetro de medição de fé enfiado no cu e acha que esquentou por devoção aprovada em concílio de rabetas.

O imbecil nem entendeu que eu apenas me limitei a mandar o palpite que isto da "meditação transcendental" não é nenhuma descoberta laica e científica, porque as religiões sempre a praticaram.

E incluí nisso a reza e, principalmente, a salmodia das horas canónicas.

O que eu faço na Igreja é render culto a Deus. Só que não entro apenas numa igreja quando há missa. Adoro igrejas e acho que nem consigo viajar para local onde não existem. E entro sempre e aproveito o local para uns momentos de recolhimento.

Não inclui ginástica nem yoga, nem charros.Isso é mais departamento da marina.

zazie disse...

O rabeta há-de preferir quem contribua para as igrejas se transformarem assim neste tipo de locais:

pista de ski

escola de circo

E outras que ainda funcionam como igrejas cristãs nos intervalos de espectáculos de pornografia homossexual

zazie disse...

Já os prot que ainda não transformaram as igrejas neste tipo de novos cultos; mas estiveram lá, nos primeiros dias do Cristianismo e gravaram tudo, para acabarem com santinhos e outras crendices católicas, são mais dados a estas missas dionisíacas.

Aí o rabeta sem nome e patrulheiro de fézadas, há-de preferir a dos homens nus à molhada na capela-mor.

Anónimo disse...

Olha, outra mártir. Tens é de resolver os teus complexos com os rabetas, esse é um problema teu muito sério. Eu também gosto muito de igrejas, são muito lindas. E com uma salmodinhazinha de fundo? ui ui, rica, nem te conto.

zazie disse...

Tens de começar é por encontrar a tua mãezinha e paizinho e pedir-lhes para te darem um nome senão as meninas da aassistência ainda te dão a adoptar a um par de barbudas para te resolver esse problema.

É que hoje em dia até os animais selvagens que aparecem no National Geographic têm nome; não são só os domésticos.

Se tens vocação para medidor de fé e patrulhador inquisitorial ou apalpador de bossas, junta-te ao da cubata que isto de fariseísmos não faltam por aí.

zazie disse...

És ateu militante e isso fede à distãncia.

E escondes-te porque, para além disso, és um cobarde merdoso.

Sò vieste aqui para me perseguir. Se és tão inteligente e grande cristão, comenta o post ou contra-argumenta.

Não és capaz. troll besta e mija-nos-finados é sempre mongo.

zazie disse...

Para o Euro2Cent:

Ainda aprendi assim: mataiotes mataiotetôn, kai panta mataiotes e é isso mesmo.

zazie disse...

Já agora, para completar o meu palpite:

isto da "meditação transcendental" vem dos países prot. Os prot negam a reza repetida. Não rezam, apenas admitem orar uma única vez na missa. Foram os primeiros a condenar o terço.

Todas as outras religiões têm práticas de meditação e reza repetida.

Anónimo disse...

Ó mulher, mas que esganiçamento. Olha lá, essa obsessão pelos rabetas é porque tiveste um gajo que fugiu com outro homem? Só pode.
Tu pelas-te por um martiriozinho, pareces a tia do Raposão, da "Reliquia" do Eça.
Eu por acaso, gosto muito das igrejas românicas, tipo São Pedro de Rates ou Sé Velha de Coimbra (sem os acrescentos góticos e renascentistas, claro). Ou então, das grandes catedrais góticas. Mas do que gosto mesmo é de ruínas de abadias, sou um romântico. Aparece, que rezamos juntos; ainda sei o Salve Rainha de cor.

Euro2cent disse...

> Ainda aprendi assim: mataiotes mataiotetôn, kai panta mataiotes e é isso mesmo.

Isto da gente culta fazer pouco dos rapazes que "have little Latin and no Greek" tem de acabar ;-)

Um dia partilhei um taxi com um senhor alemão, que na conversa mencionou inocentemente que tinha aprendido grego na escola. Disse-lhe que ele tinha ido a uma escola muito boa, e para me vingar, de inveja maliciosa, perguntei-lhe se ainda lia grego por por prazer. Parecia que não.

(Sou mauzinho. Mas quem tem de ir ler Luciano nos Loebs bilingues fica ressabiado. ;-)

zazie disse...

ehehe

Não se consegue ler e traduzir grego apenas com dois anos de estudo. A única pessoa que conheci que lia e traduzia grego antigo como se fosse inglês ou francês foi a Buescu.

Quanto muito sabia de cor algumas passagens das fábulas de Esopo.